> >
Vavá, irmão mais velho de Lula, morre de câncer em SP

Vavá, irmão mais velho de Lula, morre de câncer em SP

Ex-metalúrgico lutava contra um câncer no sangue; Defesa deve pedir para petista ir a enterro

Publicado em 29 de janeiro de 2019 às 18:59

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vavá, irmão mais velho de Lula, tratava-se de câncer. (Reprodução | Twitter)

Irmão mais velho de Lula , Genivaldo Inácio da Silva, o Vavá, de 79 anos, morreu nesta terça-feira (29). Há mais de dois anos, ele se tratava de um raro tipo de câncer que ataca os vasos sanguíneos.

A doença fez com que Vavá tivesse que amputar a perna esquerda e evitasse visitas. Ele foi proibido pelo médico de viajar a Curitiba para visitar o irmão, segundo reportagem publicada por ÉPOCA em julho de 2018. A defesa de Lula deve pedir autorização para a Justiça para o petista ele possa acompanhar o enterro do seu irmão.

O artigo 120 do Código de Execução Penal diz que uma das possibilidades em que condenados em regime fechado possam obter permissão para sair da prisão é o "falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão".

No fim de dezembro, ao negar a saída de Lula para o enterro do seu amigo, o advogado Sigmaringa Seixas, o juiz Vicente de Paula Ataíde Junior disse que só poderia permitir a saída de Lula da prisão se houvesse morrido um parente.

Ex-metalúrgico, Vavá é funcionário aposentado da prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, cidade onde viveu por mais de 40 anos.

Em nota, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo lamentou o falecimento de Vavá:

"O companheiro Vavá sempre esteve nas lutas em todos os momentos no Partido dos Trabalhadores de São Bernardo do Campo, que a exemplo de seu irmão e nosso grande líder Lula sempre foi ativo militante e sua dedicação em favor da classe trabalhadora e dos menos favorecidos é exemplo a ser seguido".

Este vídeo pode te interessar

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse no Twitter, que trata-se de "mais uma tristeza para Lula"."Morre seu irmão mais velho, Vavá, vítima de um câncer. Lula tinha em Vavá uma figura paterna. Nossos sentimentos à família. Abraço afetuoso e de força a Lula. Esperamos que ele possa ver Vavá pela última vez", disse.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais