> >
Gol suspende operação de Boeings de mesmo modelo que caiu na Etiópia

Gol suspende operação de Boeings de mesmo modelo que caiu na Etiópia

O Procon-SP anunciou nesta segunda-feira (11) que pediria a suspensão imediata dos voos 737 MAX 8 da Gol

Publicado em 11 de março de 2019 às 23:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Corpos encontrados no local da queda do avião modelo Boeing 737, da Ethiopian Airlines, ocorrida neste domingo, 10, cerca de 50 quilômetros ao sul de Addis Ababa, na Etiópia. A emissora estatal da Etiópia, EBC, disse que todos as 157 pessoas que estavam a bordo na aeronave estão mortas. O avião que se deslocava da capital etíope Adis Abeba a Nairóbi, capital do Quênia, caiu logo após a decolagem. Ainda não foram divulgadas as causas deste acidente. (ASSOCIATED PRESS/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

A Gol suspendeu a operação de suas sete aeronaves Boeing 737 MAX 8 nesta segunda-feira (11), após um acidente envolvendo a queda de avião de mesmo modelo na Etiópia matar todas as 157 pessoas a bordo no domingo (10).

"Sendo Segurança o valor número um da GOL, que direciona absolutamente todas as iniciativas da empresa, a companhia informa que por liberalidade, a partir das 20:00 horas de hoje, suspenderá temporariamente as operações comerciais das suas aeronaves 737 Max 8", anunciou a companhia, em nota.

O Procon-SP anunciou nesta segunda-feira (11) que pediria a suspensão imediata dos voos 737 MAX 8 da Gol. Segundo a entidade, o pedido visa prevenir a ocorrência de futuros acidentes, evitando colocar em risco a vida dos usuários do transporte aéreo. As ações da Gol fecharam em baixa de 1,21%.

O Boeing 737 MAX é a espinha dorsal da recente expansão internacional da Gol. Com 135 encomendas -dos modelos MAX 8 e 10-, a companhia é a única brasileira a operar essa versão atualizada do avião comercial mais vendido da história.

A primeira unidade foi recebida pela Gol em junho de 2018. Atualmente, sete já estão em operação, basicamente em rotas internacionais. O plano da Gol era concluir até 2028 a renovação de toda sua frota dos atuais 737, fabricados nos anos 1990 e 2000.

Um Boeing 737 MAX 8 operado pela Ethiopian Airlines seguia para Nairóbi no domingo e caiu minutos depois de decolar de Addis Ababa. Em outubro do ano passado, o mesmo modelo, operado pela Lion Air, caiu na costa da Indonésia, matando as 189 pessoas que estavam no avião.

Após a coincidência entre os dois acidentes, o regulador da indústria de aviação da China (CAA) proibiu nesta segunda-feira voos de quase cem aeronaves Boeing 737 MAX 8 operados pelas companhias aéreas na China. Autoridades da Indonésia fizeram o mesmo.

A suspensão do 737 MAX 8 abre três opções economicamente difíceis para a Gol, já que seus atuais 737-800 não têm autonomia para fazer os voos de Brasília para Miami e Orlando, nos EUA.

No cenário mais drástico, as rotas seriam suspensas. Para mantê-las, a Gol teria de optar por uma escala técnica em Manaus ou pelo arrendamento de aeronaves com o alcance necessário de voo.

Este vídeo pode te interessar

A Latam recentemente se viu obrigada a arrendar Boeings 777 e 747 da espanhola Wamos Air para substituir os 787 que ficaram em solo em meio às apurações de falha nos motores Rolls-Royce.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais