> >
Campanha quer resgatar turismo de Brumadinho após rompimento de barragem

Campanha quer resgatar turismo de Brumadinho após rompimento de barragem

Brumadinho sempre foi destino de turistas interessados no ecoturismo, na culinária e em conhecer o Instituto Inhotim –o maior museu ao ar livre da América Latina

Publicado em 16 de maio de 2019 às 14:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Inhotim é uma das grandes atrações em Brumadinho. (Divulgação)

Começa a ser veiculada nesta quinta-feira (16) em rádios, TVs e mídias impressa e digital, a campanha Abrace Brumadinho. A iniciativa tem por objetivo trazer de volta à cidade, localizada a 57 km de Belo Horizonte, o turismo que sempre foi característico da região. As informações são da Agência Brasil.

Desde o rompimento da barragem da Vale no córrego do Feijão, o fluxo de turistas que visitam a região diminuiu significativamente, prejudicando diversos empreendimentos e a economia local.

Brumadinho sempre foi destino de turistas interessados no ecoturismo, na culinária e em conhecer o Instituto Inhotim –o maior museu ao ar livre da América Latina.

A campanha Abrace Brumadinho – uma iniciativa da Associação de Turismo de Brumadinho e Região que tem o propósito de mostrar que, apesar da tragédia, a cidade continua viva e de braços abertos, apesar do luto– será veiculada em todo o país: em Minas Gerais, por meio da TV aberta, e em rede nacional pelos canais fechados.

Região atingida pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho/MG. . (Divulgação/Presidência)

Segundo a prefeitura da cidade, a campanha abrangerá também portais, revistas e jornais de São Paulo, Rio e Minas, bem como a mídia impressa de companhias aéreas (Gol, Latam e Azul).

O rompimento de barragem na mina do Feijão ocorreu em 25 de janeiro deste ano. Além de ter resultado na morte de funcionários da mineradora e moradores da cidade, o rompimento da barragem acabou por contaminar o rio Paraopeba, que passou a apresentar nível de cobre 600 vezes maior do que o normal, conforme apurou a Fundação SOS Mata Atlântica. O rio era responsável por 43% do abastecimento público da região metropolitana de Belo Horizonte.

Este vídeo pode te interessar

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, o número de mortes confirmadas na tragédia de Brumadinho chega a 237. Ainda há 33 desaparecidos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais