> >
Minas entra na Justiça para Vale garantir abastecimento de água

Minas entra na Justiça para Vale garantir abastecimento de água

A Copasa apresentou um documento que aponta a necessidade de várias soluções que devem ser adotadas imediatamente pela Vale

Publicado em 7 de maio de 2019 às 22:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Bombeiros prestam homenagem às vítimas da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais. (Divulgação Corpo de Bombeiros Militar | MG | Arquivo)

O governo de Minas Gerais acionou a Justiça para que a Vale inicie a captação de água no Rio Paraopeba em regiões não afetadas pelo rompimento da barragem em Brumadinho. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) constatou que não pode usar a captação de água do sistema Paraopeba pois neste trecho o rio está contaminado.

A empresa apresentou um documento que aponta a necessidade de várias soluções que devem ser adotadas imediatamente pela Vale. De acordo com a análise, se as medidas não forem tomadas, não há como evitar racionamento no abastecimento de água de Belo Horizonte e cidades vizinhas.

Este vídeo pode te interessar

A ação também pede que a mineradora adote medidas preventivas no sistema Rio das Velhas. De acordo com a Copasa, também há risco de contaminação nesse sistema, já que existem seis barragens da Vale na bacia hidrográfica do rio, com algumas inclusive em nível de alerta. Caso a captação de água fosse atingida nessa região, 2,4 milhões de pessoas seriam afetadas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais