> >
MPF se posiciona contra o fim do termo 'violência obstétrica'

MPF se posiciona contra o fim do termo "violência obstétrica"

A recomendação, assinada pela procuradora da República Ana Carolina Previtalli, tem relação com o despacho publicado no início de maio, pela Secretaria de Atenção à Saúde, que indica que o termo "violência obstétrica" tem conotação inadequada

Publicado em 13 de maio de 2019 às 13:21

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Ministério da Saúde que "se abstenha de realizar ações voltadas a abolir o uso da expressão violência obstétrica" e, "em vez disso, tome medidas para coibir tais práticas agressivas e maus tratos".

A recomendação, assinada pela procuradora da República Ana Carolina Previtalli, tem relação com o despacho publicado no início de maio, pela Secretaria de Atenção à Saúde, que indica que o termo "violência obstétrica" tem conotação inadequada, não agrega valor e prejudica a busca do cuidado humanizado".

A procuradora orienta que o Ministério esclareça, por meio de nota, que a expressão "violência obstétrica" já é consagrada e "usualmente empregada pela sociedade civil" e pode ser usada "livremente", "independentemente de eventual preferência" do Ministério em usar outros termos.

O despacho do Ministério da Saúde foi editado em resposta à consultoria jurídica que pedia um posicionamento sobre o termo. No documento, o órgão afirma que a expressão "não agrega valor" e que "estratégias têm sido fortalecidas para a abolição de seu uso.

O texto diz ainda que as "normativas do Ministério têm o compromisso de se pautarem nessa orientação". O documento indica que a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o termo violência é de "uso intencional de força física ou poder".

Segundo o texto, essa caracterização "estaria associada claramente a intencionalidade com a realização do ato, independentemente do resultado produzido".

O Ministério Público Federal diz que essa interpretação está "flagrantemente distorcida e equivocada".

Segundo a Recomendação, a OMS "reconhece expressamente a ocorrência de maus tratos e violência no parto", conforme documento "Prevenção e eliminação de abusos, desrespeito e maus-tratos durante o parto em instituições de saúde", publicado em 2014.

Um trecho do documento da OMS destacado pela procuradoria aponta relatos de "humilhação profunda e abusos verbais, procedimentos médicos coercivos ou não consentidos (incluindo a esterilização), cuidado negligente durante o parto levando a complicações evitáveis e situações ameaçadoras da vida", entre outros.

Segundo Ana Carolina, a violência obstétrica "deve ser reconhecida e combatida como violência de gênero" nos termos da Convenção do Pará, assinada em 1994. O documento aponta que o Ministério da Saúde deve "pautar suas ações e manifestações de acordo com os compromissos assumidos na Convenção".

Na recomendação, a procuradora menciona ainda um inquérito civil público, pelo qual é responsável, que conta com relatos de denúncia de violência obstétrica em maternidades e hospitais de todo o país. O documento tem quase 2000 páginas e 40 anexos.

A Procuradoria estabeleceu um prazo de 15 dias para que o Ministério da Saúde responda a recomendação, sob pena de "consequências legais cabíveis".

DEFESAS

O Ministério da Saúde se manifestou por meio de nota: "As orientações sobre o uso do termo "violência obstétrica" foram publicadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em outubro de 2018, pelo parecer CFM 32/2018. A entidade é responsável pela regulamentação da atividade médica no país. Acompanhando a instrução e atendendo ao apelo de entidades médicas, o Ministério da Saúde publicou despacho no qual orienta que o termo 'violência obsétrica' não deve ser usado de maneira indiscriminada, principalmente se associado a procedimentos técnicos indispensáveis para resolução urgente de situações críticas à vida do binômio mãe-bebê relacionados ao momento do parto".

"É importante ressaltar que o Ministério da Saúde pauta todas suas recomendações pela melhor evidência cientifica disponível, guiadas pelos princípios legais, pelos princípios éticos fundamentais de cada categoria profissional, pela humanização do cuidado e pelos princípios conceituais e organizacionais do Sistema Único de Saúde. As estratégias adotadas visam reforçar o compromisso de fortalecer e qualificar o cuidado humanizado no país."

A OAB também se manifestou: "A Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão Nacional da Mulher Advogada e da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde, vem a público repudiar o despacho proferido no dia 3 de maio de 2019, pelo Ministério da Saúde, que busca abolir o uso do termo 'violência obstétrica', por considerá-lo impróprio.

"Tal postura dificultará a identificação da violência de gênero ocorrida durante a assistência do ciclo gravídico-puerperal, impactando negativamente a saúde pública. Ressalte-se que a violência de gênero ocorrida contra a mulher em estabelecimento de saúde, público ou privado, durante a sua assistência, é considerada um agravo de saúde pública e deve ser objeto de notificação compulsória, conforme disposto na lei federal nº 10.778/2003".

"O ato de amenizar condutas violentas cometidas contra as mulheres, sem observar casos específicos e o reflexo do despacho no mundo jurídico, fere o artigo 20 da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. Também contraria fortemente as políticas públicas de proteção e erradicação da violência contra a mulher e a Convenção de Belém do Pará, além da já citada Lei Federal nº 10.778/2003".

"A medida também constitui ato de censura contra importantes atividades científicas desenvolvidas em todo país sobre o tema, por limitar a utilização de dados e evidências nos programas que serão desenvolvidos pelo Ministério da Saúde".

"O despacho, portanto, claramente fere os direitos fundamentais das mulheres, as políticas públicas de identificação, prevenção e erradicação da violência contra mulher e o interesse público."

ANADEF

"A Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef) repudia com veemência o despacho do Ministério da Saúde que abole o termo 'violência obstetríca", usado para definir casos de violência física ou psicológica contra mulheres e recém-nascidos na gestação ou na hora do parto.

"A Anadef julga a extinção do termo um verdadeiro preciosismo político, visto que a justificativa do Governo Federal foi associá-lo ao viés ideológico. A cinco dias do Dia das Mães, é inquestionável o retrocesso nos direitos das mulheres promovido pelo Ministério da Saúde com a medida, que está na contramão do trabalho realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pautado na redução da mortalidade materna, em muitos casos provocada pela violência obstétrica".

Este vídeo pode te interessar

"Para os defensores e defensoras federais, a violência obstétrica continua sendo qualquer ato de irresponsabilidade ou agressão praticado contra gestantes e o bebê durante o atendimento nas maternidades. A Anadef se solidariza com todas as mães do Brasil e reafirma a sua luta contra qualquer violência à mulher, seja ela física, psicológica, verbal, simbólica e/ou sexual."

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais