> >
Após protestos, feira do livro em SC cancela presença de Miriam Leitão

Após protestos, feira do livro em SC cancela presença de Miriam Leitão

Evento em Jaraguá do Sul recebeu mensagens contra a participação da jornalista e do sociólogo Sérgio Abranches

Publicado em 17 de julho de 2019 às 11:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Míriam Leitão. (Reprodução | Globo)

Um dia depois de anunciada, a comissão organizadora decidiu cancelar, nesta terça-feira (16), a participação da jornalista Miriam Leitão na 13ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul (SC). A presença do sociólogo Sérgio Abranches também foi cancelada.

Os dois foram vetados pela organização em resposta a uma campanha nas redes sociais. "Por seu viés ideológico e posicionamento, a população jaraguaense repudia sua presença, requerendo, assim que a mesma não se faça presente em evento tão importante em nossa cidade", diz o manifesto que reuniu 3.050 assinaturas até esta tarde. Apoiada pela Prefeitura, a feira acontecerá de 8 a 18 de agosto. 

"Nesses 12 anos, a feira já enfrentou inúmeras dificuldades, da escassez de recursos financeiros até enchentes. Mas nunca, em toda sua história, a festa da literatura foi atacada pela escolha de seus convidados", afirma nota em que a organização anuncia o cancelamento do convite a Miriam Leitão e Abranches.

Este vídeo pode te interessar

"Como escritor, tenho vergonha de falar para a Miriam Leitão que não posso trazê-la porque não tenho como garantir sua segurança", disse Carlos Schroeder, coordenador artístico do evento, em entrevista ao site catarinense NSC Total.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais