Notícia

Ciclovia, calçadão e deques entre pontes da Passagem e de Camburi

Projeto da prefeitura é reurbanizar a área e torná-la espaço turístico e de lazer

As margens do Canal da Passagem vão se transformar em um novo espaço de lazer e turismo em Vitória. Deques, calçadão e uma ciclovia, que ligará as pontes da Passagem e de Camburi, são parte de um projeto da prefeitura para reurbanizar o local. Os estudos da obra devem ser iniciados até o fim do mês e têm 180 dias para serem concluídos.

O projeto abrange as margens do canal e as ruas de acesso. A proposta é abrir a orla para o acesso público, revitalizando as margens que estão nos bairros Praia do Canto, Santa Luíza e Pontal de Camburi. Segundo a secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento da cidade, Ana Cláudia Buffon, a obra deverá ficar pronta no ano que vem. “Há trechos ocupados e outros que estão livres. O estudo vai apontar qual a melhor forma para transformar o canal. Em seguida, daremos início a captação de recursos e depois à obra”, explicou Ana Cláudia.

Entre os serviços contratados pela prefeitura, estão a construção de um calçadão junto à orla do canal, com largura mínima de três metros e uma ciclovia, com largura mínima de 2,5 metros. A obra também prevê duas passagens de pedestres entre os bairros Praia do Canto e Jardim da Penha. “A prioridade é o pedestre e em seguida o ciclista. Vamos construir espaços de vivência voltados para a recreação. Há possibilidade de uma nova Rua Viva na Capital. A nossa proposta é tornar o local um espaço turístico”, declarou a secretária.

O projeto no Canal da Passagem vai ao encontro da obra Orla Noroeste, que prevê a urbanização de Santo Antônio até Maria Ortiz. Para Ana Cláudia, os projetos caminham para um sonho antigo de muitos moradores de Vitória: contornar a ilha de bicicleta. “Quando as intervenções da Orla Noroeste chegarem em Andorinhas, elas vão se comunicar com a revitalização do canal, permitindo a circulação das pessoas por um grande espaço da orla. No futuro, esperamos que elas possam percorrer toda a ilha de bicicleta”, concluiu a secretária executiva.

Projeto

Estudos técnicos

Início do estudo

20/01/2016

Prazo para a conclusão

180 dias

Valor do contrato

R$ 684.840,00

Empresa contratada

Transmar Consultoria e Engenharia Ltda

Área do projeto

Compreende uma área de 710.000 m2 no trecho do Canal da Passagem entre a Ponte da Passagem e a Ponte de Camburi.

Serviços contratados

Pedestre

Prevê área para permanência e circulação de pedestres junto à orla do canal, com largura mínima de três metros.

Ciclovia

Prevê área para implantação de ciclovia com largura mínima de 2,5 metros.

Acesso

Garante acesso público à orla do canal e prevê duas passagens de pedestres entre os bairros Praia do Canto e Jardim da Penha.

Pesca para lazer

Vai apontar pontos ideais para a atividade, propondo a implantação de estruturas para valorização da pesca como lazer.

Ver comentários