Notícia

Blocos de rua da Grande Vitória mantêm desfiles mesmo sem apoio

Em Vila Velha e na Serra, folia começa neste final de semana

Organizadores do Bloco Surpresa, na Barra do Jucu: fantasias e alegorias estão quase prontas para a festa
Organizadores do Bloco Surpresa, na Barra do Jucu: fantasias e alegorias estão quase prontas para a festa
Foto: Carlos Alberto Silva

Apesar de nem todas as prefeituras terem divulgado os esquemas de segurança, alguns blocos tradicionais da Grande Vitória já confirmaram que vão manter os desfiles neste final de semana e durante o carnaval nacional.

Em reunião na última quinta-feira na Prefeitura da Serra, dirigentes da maioria dos blocos decidiram manter a festa. Entre eles, estão os tradicionais Ratazanas, Camundongos, Bloco do Zé Pereira, Novinhas Cansadas e Império de Fátima.

O familiar Banho de Mar à Fantasia, em Manguinhos, também sai às ruas do balneário, mas ainda não decidiu o trajeto e o horário.

Outros cinco blocos decidiram adiar seus carnavais para os primeiros finais de semana de março. São eles: Piriguetes, Calourada, Apaixonados por São Diogo, Agita Colina e Unidos de Morada. Outros sete blocos decidiram cancelar o desfile definitivamente.

Em Vila Velha, o município já garantiu o apoio logístico, como a interdição de vias, e o patrulhamento será feito pela Guarda Municipal.

Já neste final de semana, dois blocos saem às ruas do município canela-verde: o Bloquinho das Castanheiras e o Bloco Carnavalesco do Limão.

Dirigentes de blocos tradicionais, como o Bloco Surpresa – que arrasta quase 20 mil pessoas à Barra do Jucu – continuam trabalhando nos barracões, mas condicionam o desfile à existência de policiamento. “Precisamos muito da polícia, porque a Guarda não dá conta de blocos tão grandes”, pondera Leandro Valadares Coutinho, dirigente do bloco.

Já em Vitória, organizadores de blocos que vêm crescendo exponencialmente em número de foliões, como o Regional da Nair, pretendem sair mesmo sem o alvará da prefeitura e ocupar as ruas como ato de resistência.

A prefeitura, por sua vez, informou que ainda está avaliando “a forma mais adequada” para a realização dos desfiles dos blocos de rua.

Regional da Nair vai contratar seguranças

Sem definição da Prefeitura de Vitória sobre o apoio logístico ao desfile dos blocos no Centro, alguns organizadores já pensam em alternativas para movimentar o feriado de carnaval.

Um dos maiores blocos que saem no Centro, o Regional da Nair, informou que vai contratar segurança particular e colocar banheiros químicos por conta própria e também garantiu que desfila com ou sem o apoio da prefeitura.

“Sempre fizemos tudo no Regional, colocamos banheiros, contratamos segurança. Nunca vimos policiamento de qualquer forma. Então o bloco vai sair, já ensaiamos e a galera está no gás”, promete Caetano Monteiro, um dos organizadores.

Os blocos precisam de apoio mínimo do município para interditar vias, segundo ele. “Precisamos de um apoio mínimo com o trânsito. A prefeitura precisa apoiar uma das maiores manifestações populares do país.”

Programação dos blocos

Vila Velha

Bloquinho das Castanheiras

Sábado (18)

Saída às 15 horas da Rua Rio Branco, na Praia da Costa/Castanheiras.

Bloco Carnavalesco do Limão

Domingo (19)

Saída às 17 horas na Avenida Dório Silva, em Santa Paula II.

Serra

Império de fátima

Sábado (18)

Saída às 16 horas, com trajeto da Av. José Martins Rato, na praça do antigo Cultura Brasil até a Rua B8. Previsão de término para às 21 horas.

Bloco Pega no Badalo

26 e 28/02

Saída às 15h. O percurso ainda não foi definido.

Novinhas Cansadas

26/02

Em Jardim Carapina, o bloco sai das 10h às 19h. Av. Porto Seguro.

Bloco do Zé Pereira

25, 26 e 27/02

Das 17h às 22h, em Serra-Sede. Passa por Av. Jones dos Santos Neves, Rua Domingos Martins, Av. Getúlio Vargas e ruas Major Pissara e Cassiano Castelo.

Vitória

Regional da Nair

27/02

Concentração às 12h na Praça Oito. Trajeto até a Praça Getúlio Vargas.

Baile Voador 2017

28/02

Show com Bloco Sargento Pimenta; Regional da Nair;

DJ Fabrício Bravim e DJ Bruno Castelo, no Ilha Shows.

Guarapari

Centro

25/02

Os blocos saem da Rua Joaquim da Silva Lima, a partir das 20h e até 0h. São eles: Bloco das Misses; Bloco Olaria 2000; Bloco Sururu; Bloco Funil; Bloco Papadéfus.

Centro

26/02

Saída dos blocos Rama e Amigos da Fonte. Na Rua Joaquim da Silva Lima, a partir das 20h30. A partir das 22h30 é a vez das escolas Imperatriz do Samba e Mocidade Alegre de Olaria.

Centro

27/02

À partir das 20h os blocos Central, Bloco Olaria e B Funil desfilam na Rua Joaquim da Silva Lima. As escolas de samba Acadêmicos do JK e Juventude de Muquiçaba saem a partir das 23h do mesmo local.

Centro

28/02

Às 16h acontece a matinê infantil com o Bloco Papinha Nada, na Rua Joaquim da Silva Lima. À partir das 20h até às 0h os blocos das Misses, Amigos da Fonte, Rama, Sururu e Papadéfus saem do mesmo local.

Viana

Pé de cana

Domingo (19)

Saída as 14 horas, da rua principal do bairro até a pracinha.

Ver comentários