Notícia

Veja programação das festas tradicionais que acontecem na Serra

A programação oferecida pela Prefeitura da Serra em parceria com a secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer do município, prometem agradar a todos os públicos

O mês de dezembro é, tradicionalmente, um mês de muitas comemorações. Mas o morador da Serra pode dizer que tem ainda mais motivos para comemorar. No município, as festas começam nesta quinta-feira (7), com a tradicional comemoração do dia da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, e se estendem até o dia 27 de dezembro.

A programação oferecida pela Prefeitura da Serra em parceria com a secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer do município, prometem agradar a todos os públicos. Shows religiosos, orações, procissões, apresentações culturais e folclóricas prometem agitar o fim de ano no município.

A secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Sandra Gomes, contou que o principal objetivo das comemorações é valorizar a cultura do município. “Precisamos manter viva a nossa história. É uma maneira de valorizar a cultura local e preservar as nossas tradições culturais”, disse.

DIA DA PADROEIRA 

O Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Serra, é sexta-feira (8), mas as comemorações do município já começam amanhã. O evento, que faz parte do calendário do ciclo folclórico e religioso do município, será realizado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Serra-Sede, e conta com o apoio da Prefeitura da Serra.

Neste ano a festa em homenagem à padroeira vai contar com shows, oração, procissão e muitas demonstrações de fé. Para dar início às comemorações nesta quinta-feira (7), os fiéis contarão com alvorada, missa e show de Messias Cávoli.

Na sexta-feira, dia da padroeira, a programação é um pouco mais extensa. Os fiéis vão poder participar da alvorada a partir das 4h da manhã, do Ofício à Imaculada Conceição às 8h e missa com as crianças às 9h. A procissão das 17h30 vai ser seguida de missa solene às 19h30 e show com Flávia Dornellas, a partir das 21h.

A programação segue até o próximo sábado (9), com missa e show da Banda Estrela dos Artistas, além de barraquinhas de comidas típicas, bazar e venda de artigos religiosos. Toda a renda será revertida para a construção da nova igreja.

FESTA DE SÃO BENEDITO E DIA DO SERRANO

As comemorações da Festa de São Benedito começam no dia 10, com a tradicional cortada do mastro. Já no dia 16, tem desfile das bandas de congo mirim da Serra. A tradicional festa de São Benedito e o Dia do Serrano serão comemorados no dia 26 de dezembro e conta com uma programação extensa.

A grande atração da noite é a cantora sertaneja Naiara Azevedo, que sobe ao palco a partir das 22h30 do dia 26. Antes dela, sobem ao palco o artista Aru Dias com participação especial de Denner Costa e Luna Mattos.

A programação deste dia, que é feriado no município, começa às 9h com Missa do Serrano na Igreja Matriz, em Serra-Sede, seguida de exposição da imagem de São Benedito com congo, puxada e fincada do mastro com Bandas de Congo e Banda Estrela dos Artistas, além de show pirotécnico.

NO NATAL

Na véspera de Natal, a partir das 5h da manhã tem Alvorada de Natal com a Banda de Congo Konschaça e a Banda Estrela dos Artistas. À noite haverá missa. No dia 25 de dezembro haverá missa, procissão, puxada do navio Palermo. Além disso, os munícipes terão show com Janelas Natalinas e Orquestra Pavesi Sounds, com participação do solista Jackson Lima e Viviane Miranda.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Serra

Quinta-feira (7)

5h - Alvorada

19h30 - Missa na Matriz com Pe. João Marcelo

21h - Show com Messias Cávoli

Sexta-feira (8)

4h - Alvorada

8h - Ofício à Imaculada Conceição

9h - Missa com as crianças na Matriz

15h - Missa da saúde na Matriz

17h30 - Procissão N. Sra. da Conceição

19h30 - Missa solene no palco ao lado da Igreja

21h - Show com Flávia Dornellas

Sábado (9)

18h - Missa na Igreja Matriz

21h - Show Banda Estrela dos Artistas

Festa de São Benedito – 172 anos de fé e tradição

Domingo (10)

18h – Cortada do Mastro

Domingo (16)

18h – desfile das Bandas de Congo Mirim da Serra

Domingo (24)

5h – Alvorada de Natal com a Banda de Congo Konschaça e a Banda Estrela dos Artistas

20h – Missa de Natal na Igreja Matriz

Segunda-feira (25)

9h – Missa de Natal na Igreja Matriz

17h – Procissão de Natal e de São Benedito

20h – Puxada do navio Palermo com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas

22h – Show com Janelas Natalinas, Orquestra Pavesi Sounds, com participação do solista Jackson Lima e Viviane Miranda

Terça-feira (26)

9h – Missa do Serrano na Igreja Matriz

11h – Solenidade na Câmara da Serra: Transferência da capital do Estado para a Serra e entrega do título de Cidadão Serrano

12h – Exposição da imagem de São Benedito na Igreja Matriz com congo folclórico São Benedito

18h30 – Puxada do Mastro com Bandas de Congo e Banda Estrela dos Artistas

21h30 – Fincada do Mastro e show pirotécnico

22h – Show com Aru Dias com participação especial de Denner Costa e Luna Mattos

22h30 – Show nacional com Naiara Azevedo

Quarta-feira (27)

19h – Desfile das Bandas de Congo

22h30 – Amaro Lima

24 a 27 de dezembro, a partir das 15h - Exposição de artesanato e pinturas do artista plástico Walter de Assis

Ver comentários