> >
Empresa em Vitória é alvo de nova fase da operação 'Lama Cirúrgica'

Empresa em Vitória é alvo de nova fase da operação "Lama Cirúrgica"

O proprietário da empresa teve o passaporte recolhido, ficou proibido de sair do Espírito Santo e foi afastado compulsoriamente da empresa Alfa Medical

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 20:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Material apreendido na segunda fase da operação Lama Cirúrgica. (Katilaine Chagas)

Mais uma empresa de produtos hospitalares foi alvo de operação do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc). Nesta quinta-feira (18) foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na Alfa Medical LTDA, que fica em Bairro de Lourdes, Vitória. O proprietário da empresa teve o passaporte recolhido, ficou proibido de sair do Estado e foi afastado compulsoriamente da empresa.

A ação é parte da segunda fase da operação Lama Cirúrgica. Na primeira fase, na última terça-feira (16), foram detidos dois empresários e um enfermeiro que são donos da empresa Golden Hospitalar. Eles são suspeitos de reaproveitarem materiais cirúrgicos descartáveis 2.536 vezes para revender a hospitais da Grande Vitória e obter mais lucro.

Nesta nova fase, o proprietário da Alfa Medical confessou, em entrevista preliminar, que reprocessava ilegalmente diversos produtos para saúde que deveriam ser de uso único. Segundo ele, as irregularidades aconteceram de 2012 a 2016. Ele confessou ainda que revendia à hospitais particulares os produtos reaproveitados. A prática de reutilização de produtos hospitalares descartáveis é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O Ministério Público continua investigando para descobrir quantas veze a irregularidade foi cometida.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreesão, foram recolhidos computadores, celulares, notais fiscais, documentos contábeis além de produtos hospitalares reutilizados.

O Nuroc informou que também investiga a participação de hospitais privados da Grande Vitória, além de profissionais da saúde que possam estar envolvidos nos crimes.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais