> >
Relato das testemunhas vai ajudar juiz a decidir sobre julgamento

Relato das testemunhas vai ajudar juiz a decidir sobre julgamento

Advogado criminal Ludgero Liberato explica as fases do processo até o julgamento

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 23:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(SXC)

O relato das testemunhas ouvidas no processo da médica Milena Gottardi vai ajudar o juiz da 1ª Vara Criminal de Vitória, Marcos Pereira Sanches, a identificar se há provas suficientes para levar os réus ao julgamento. E mais, se os seis acusados vão responder pelos crimes pelos quais foram denunciados, entre eles o de feminicídio. É o que explica o advogado criminal Ludgero Liberato.

Aspas de citação

Só quando não houver mais recursos é que se poderá marcar o julgamento

Aspas de citação

Os seis acusados como responsáveis pelo assassinato da médica, morta em setembro do ano passado, foram denunciados por homicídio, e com alguns agravantes. Dentre eles o fato do crime ter sido feito mediante pagamento ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe, e ainda traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa da vítima. E ainda, por feminicídio, quando o crime é contra a mulher por razões da condição de sexo feminino. A exceção, dentre os seis, foi o caso de Bruno Rodrigues Broetto, que foi denunciado por homicídio, praticado por traição ou emboscada.

FASES

De acordo com o Liberato, nesta primeira fase, chamada de audiência de instrução,  ocorre a produção  de provas em frente ao juiz. "Os depoimentos têm a finalidade de indicar se há material probatório para submeter os acusados ao Plenário do Júri. É a partir dele que o juiz tira as suas conclusões, avalia se há um mínimo de prova suficiente para seguir em frente", explica. 

Caso isto ocorra, ou seja, comprove que há elementos para seguir para o julgamento, o juiz dá a chamada sentença de pronúncia para os acusados. "Nela o juiz dirá se o réu irá ao júri popular, por quais acusações e ainda quais as qualificadoras que vão ser analisadas pelos jurados", disse o advogado, acrescentando ainda que no caso da indicação de que o crime foi por feminicídio, será analisado se ele foi praticado em razão do sexo feminino, se houve violência doméstica e familiar, menosprezo e discriminação à condição de mulher.

"Os depoimentos prestados até o momento podem ajudar o juiz a decidir se mantém esta qualificadora na acusação contra os réus. Em geral ele só retira se for provado que o menosprezo não estava presente", explica.

Um ponto importante nesta fase é que, após a sentença de pronúncia, podem ser feitos recursos não só para o Tribunal de Justiça, no Estado, mas também para as instâncias superiores da Justiça, em Brasília.

"Só quando não houver mais recursos é que se poderá marcar o julgamento", diz Liberato, assinalando ainda que já há entendimento de Cortes superiores de que, havendo uma decisão em segunda instância, ou seja, no Tribunal de Justiça, mantendo a sentença de pronúncia, já é possível marcar o julgamento.

A fase final ocorre quando o julgamento for marcado, em plenário. "Etapa em que as partes vão indicar quem deverá ser ouvido como testemunha, e que os réus vão ser submetidos as acusações delimitadas na sentença de pronúncia. É o que se vê nos filmes, com testemunhas sendo ouvidas, os debates e as alegações finais e o anúncio da decisão dos jurados, que têm a palavra final", conta o advogado. No Brasil este tipo de julgamento só acontece nos casos de crimes dolosos contra a vida, que é o caso, por exemplo, de homicídio e aborto doloso - em que se teve a intenção de praticá-lo.

AUDIÊNCIA

 

As 19 testemunhas indicadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) foram ouvidas na terça-feira (16) e quarta-feira (17) desta semana. Apenas duas não comparecerem por residirem fora de Vitória e serão ouvidas nas localidades em que residem. O restante das audiências será realizado nos dias 30 e 31 de janeiro.

No dia 30, serão chamadas as pessoas apontadas pelas defesas dos denunciados como mandantes do assassinato da médica: Hilário Frasson e o pai dele, Esperidião Frasson. Na lista de testemunhas convocadas pelo advogado de defesa Hilário, Homero Mafra, foram intimadas 13 pessoas, entre elas um desembargador aposentado, dois assessores de desembargador, o chefe da Polícia Civil do Espírito Santo, Guilherme Daré, e um padre da Igreja Católica, José Pedro Luchi.

Este vídeo pode te interessar

Já no dia 31 de janeiro, devem comparecer as testemunhas apontadas pela defesa de Hermenegildo Palauro Filho, conhecido como Judinho, e Valcir da Silva Dias, ambos acusados de serem intermediários do crime. As audiências para ouvir as testemunhas de defesa de Dionathas e Bruno Rodrigues Broetto, acusado de ter roubado a moto do crime, ainda não foram marcadas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais