> >
Com intervenção, Garcia quer volta de agentes da PRF cedidos ao Rio

Com intervenção, Garcia quer volta de agentes da PRF cedidos ao Rio

Além de solicitar a volta dos policiais para patrulhar a divisa ES com o RJ, o secretário de Segurança do Estado quer acesso em tempo real a tudo que acontece no Rio de Janeiro

Publicado em 20 de fevereiro de 2018 às 15:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
André Garcia quer volta de agentes da PRF ao ES. (Carlos Alberto Silva | GZ)

Depois de ser aprovada pela Câmara dos Deputados, a intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro agora precisa ser aprovada no Senado, o que deve acontecer nesta terça-feira (20). Enquanto o decreto de intervenção não é autorizado, o Espírito Santo já se prepara para proteger a divisa do território capixaba com o Rio e evitar problemas na segurança. 

Em entrevista à Rádio CBN Vitória, o secretário de Segurança Pública do Estado, André Garcia, afirmou que já fez o pedido para o Espírito Santo, assim como os outros estados vizinhos, tenha acesso em tempo real a tudo que acontece no Rio de Janeiro.

"Pedimos que nos fosse dado todos os detalhes sobre essa intervenção. Nós propomos um protocolo conjunto entre os estados e a união para as ações na divisa. Estamos trabalhando agora com informações, com serviço de inteligência e, ao mesmo tempo, fixarmos as interlocuções, pessoas e órgãos que servirão como fontes de informações em tempo real", comentou o secretário.

VOLTA DE POLICIAIS RODOVIÁRIOS AO ES

A principal preocupação do Governo do Estado é com a BR 101, principal porta de entrada dos cariocas para o Espírito Santo. Ainda segundo Garcia, o Governo já pediu que os policiais rodoviários federais emprestados ao Rio de Janeiro desde o ano passado retornem ao solo capixaba.

"Desde o ano passado estamos pedindo o retorno desses policiais. Nosso pedido é justamente para que esses policiais (13 a 15 policiais da PRF) retornem para patrulhar justamente a divisa do Espírito Santo com o Rio. Queremos esse retorno para colaborar com o plano de segurança. Isso é necessário para gente estabelecer uma ponta de boqueio permanente, 24 horas, lá na BR", argumentou.

Apesar de toda a precaução adotada pelo Governo, o secretário disse não acreditar que o Espírito Santo sofra com a migração de bandidos e tentou tranquilizar a população.

"Não há nenhum indicio (de migração de bandidos do Rio para o Estado). Acho muito difícil, nesse primeiro momento, que isso aconteça. Migração de criminosos não é algo tão simples quanto se imagina. O sujeito não coloca uma mochila nas costas, um traficante sai do Rio e vem para o Espírito Santo e se estabelece. Primeiro por que tem polícia para enfrentar e tem também gente que atua no mercado criminoso local. Nossa preocupação é de precaução mesmo, tomar conhecimento do que está acontecendo lá e resguardar os interesses do Espírito Santo. Num primeiro momento fazendo ação nas divisas, e propondo uma cooperação mais intensa com os órgãos do Governo Federal e as polícias vizinhas. Estamos com levantamento de inteligência para a questão de distribuição de armas, de drogas. Fundamental agora é um canal com informações em tempo real do que está acontecendo lá para que os Estados vizinhos tenham acesso", assegurou.

Este vídeo pode te interessar

Com intervenção, Garcia quer volta de agentes da PRF cedidos ao Rio

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais