> >
Jovem negro denuncia racismo em bloco de carnaval no Centro de Vitória

Jovem negro denuncia racismo em bloco de carnaval no Centro de Vitória

Rapaz branco insinuou, em publicação no Instagram, a possibilidade de ser roubado por trio após selfie. 'Somos pretos, somos favelado e temos muito orgulho', escreveu uma das vítimas

Publicado em 15 de fevereiro de 2018 às 11:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Caso do jovem negro que denuncia racismo no carnaval . (Reprodução/Instagram)

A imagem com três jovens negros ao fundo e um folião branco à frente do trio fazendo um selfie em um bloco de carnaval, no Centro de Vitória, se espalhou pelas redes sociais nesta Quarta-Feira de Cinzas. A foto que, quando tirada mostrava a alegria da festa, com todos sorrindo, virou uma denúncia de racismo, depois de ser publicada no Instagram com o texto: "Vou roubei seu celular".

Nesta quarta-feira (14), Iarley Duarte, um dos jovens negros que aparece na imagem, publicou em sua página no Facebook um desabafo, que já tem mais de 8 mil compartilhamentos e 14 mil reações. "Infelizmente ninguém está livre do racismo e do preconceito, esse babaca chegou em nós no bloco pediu pra tirar uma foto com gente, sem nem nos conhecer, sem nunca ter visto nós..., filhinho de papai... Somos pretos, somos favelado e temos muito orgulho", escreveu.

Em entrevista à Revista Fórum, Iarley contou que um homem branco identificado no Instagram pelo perfil de “@lucasalmeid4_” pediu para tirar uma foto com ele e seu grupo de amigos durante um bloco, em Vitória, no carnaval. Para a sua surpresa, quando foi ver a foto postada na rede social, o rapaz havia colocado como legenda: “Vou roubei seu celular”, uma expressão da internet, que pode ser entendida como "já era".

“Ele simplesmente viu a gente brincando, chegou até nós rindo e pediu pra gente tirar uma foto com ele, mas nunca tínhamos visto ele e nem o conhecíamos. Logo que ele bateu a foto, saiu, sumiu não vimos mais. Aí quando foi hoje (quarta) um amigo me marcou em um publicação no Twitter mostrando o título da foto, nos discriminando”, disse o jovem.

“Ficamos com muita raiva, indignados, tristes e revoltados pelo gesto, pela discriminação por conta da nossa cor e pela nossa classe social”, afirmou Iarley à Fórum.

Este vídeo pode te interessar

De acordo com Iarley, ele e seus amigos pretendem denunciar ao máximo o ocorrido para que o gesto racista não aconteça com outras pessoas nem passe impune, diz a publicação.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais