> >
Jovens prestam queixa de racismo após selfie

Jovens prestam queixa de racismo após selfie

Imagem de amigos feita por rapaz branco foi parar nas redes sociais com insinuação de roubo

Publicado em 17 de fevereiro de 2018 às 01:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
arley Duarte, 23 anos, e Igor Vieira, 18, ficaram ofendidos com a publicação. (Carlos Alberto Silva | AG)

Ainda abalados com as repercussões do uso indevido da foto deles em redes sociais como se fossem praticar um roubo, o jovem impressor Iarley Duarte, 23 anos, e seus amigos Igor Vieira Rocha, 18, e Weverson Souza, 17, apresentaram nesta sexta-feira (16) uma notícia-crime (queixa) contra o universitário Lucas Almeida por racismo e calúnia.

A representação foi feita pelo advogado do trio, Amarildo Santos, na Delegacia de Repressão a Crimes Eletrônicos e a expectativa é que, já na próxima semana, o inquérito seja instaurado para apuração dos fatos.

Segundo os jovens, eles seguiam o Bloco Bleque, no Centro de Vitória, na segunda-feira de Carnaval, quando foram abordados por Lucas para fazer uma foto. Embora não o conhecessem, eles posaram para a fotografia e, depois, Lucas sumiu no meio dos foliões.

Já na Quarta-Feira de Cinzas, Iarley descobriu uma postagem com a imagem dele e dos amigos retratada com a seguinte mensagem: “vou roubei seu celular”, um meme da internet que sugere que uma pessoa rouba o celular de outra antes mesmo de terminar de falar e, em geral, é feito com negros.

Indignado, Iarley também usou as redes sociais para se manifestar e o caso ganhou enorme repercussão. Mas, mesmo depois da divulgação de tudo pelo que estava passando, o jovem disse que continua sendo atacado. “Há muita gente fazendo brincadeiras maldosas e até de rato já fui chamado”, contou ele, na noite de ontem.

Todo o transtorno causado pela publicação que, na avaliação de Amarildo Santos, atingiu a honra dos jovens e se caracteriza como prática de racismo, também vai levá-lo a ingressar com uma ação por danos morais.

O advogado explica que vai aguardar a abertura do inquérito na delegacia para obter alguns dados da qualificação de Lucas Almeida e, assim, poder tomar as medidas necessárias na esfera cível.

Procurado após a representação da queixa, Lucas Almeida preferiu não se manifestar. Disse apenas que tudo está sendo resolvido e que, de agora em diante, apenas seu advogado vai falar do caso. Lucas, porém, não informou quem está fazendo a sua defesa.

Este vídeo pode te interessar

Quando a publicação ganhou repercussão, Lucas pediu desculpas aos jovens, afirmando que tinha sido uma brincadeira infeliz numa referência a ele mesmo, e acrescentou que se opõe a qualquer manifestação de preconceito.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais