> >
Serra terá duas rotas para ciclistas com beleza naturais e históricas

Serra terá duas rotas para ciclistas com beleza naturais e históricas

A primeira deve ficar pronta em 45 dias e vai de Carapina a Queimado, sempre pela área rural, fugindo do asfalto

Publicado em 12 de março de 2018 às 19:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Serra vai ter ciclovia turística na rota entre igrejas e litoral. (Divulgação)

A cidade da Serra terá duas rotas para contemplar quem gosta de fazer passeios turísticos. A ideia é de que cada uma tenha, no máximo, 50 quilômetros e que passe por áreas agroturísticas e por monumentos naturais e culturais da cidade.

Na Rota Um, a proposta é ir de Carapina a Queimado, tudo pela área mais rural. O ciclista passará por três monumentos, dois deles históricos: A Igreja de Carapina e ao sítio histórico de Queimado, que inclui as ruínas de uma igreja do século XIX. O terceiro ponto é o morro do Mestre Álvaro.

A Rota Dois irá da Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Serra Sede, até a Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida. Quem optar por ela vai passar por Putiri e vai conhecer caminhos do agroturismo da Serra. A volta será pela Rodovia Audifax Barcelos até a Serra Sede.

Os caminhos exatos das duas rotas ainda vão ser definidos. Uma equipe vai mapear as rotas in loco, segundo a secretária de Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Sandra Gomes. “Serão rotas bucólicas, sem movimento de tráfego. É uma maneira de oportunizar a quem gosta de ciclismo", diz a secretária.

Nesta segunda-feira (12), a Secretaria de Cultura se reúne para fechar detalhes sobre a Rota Um, informou a secretária. O prazo estimado para ela ser lançada é de 45 dias. Para a Rota Dois, a projeção é de 90 dias.

“Por enquanto, vamos manter a rota bem cuidada, com placas de ajuda e sinalização. E, nos monumentos, vamos colocar um totem contando a história do local”, descreveu Sandra Gomes.

Ela acrescentou ainda que está sendo fechado um estudo arqueológico em Queimado. “Queremos abrir uma sala com o que identificarmos. Queremos incluir o museu na rota ciclística”, completou a secretária.

Este vídeo pode te interessar

Por enquanto, não estão previstas construções de ciclovias. A secretária acrescentou que há ainda a ideia de uma terceira rota, focada nas praias, mas que ainda não há mais detalhes sobre o assunto.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais