> >
Rachaduras e desníveis no asfalto desafiam motoristas em Vitória

Rachaduras e desníveis no asfalto desafiam motoristas em Vitória

Com asfalto cheio de problemas, Vitória investirá R$ 78 milhões

Publicado em 11 de abril de 2018 às 23:41

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Na Reta da Penha, faixa ao lado dos pontos está com asfalto deformado pela contínua passagem dos ônibus, que são mais pesados. (Vitor Jubini)

Asfalto remendado, com rachaduras e desnivelado. Essa é a situação de ruas e avenidas de Vitória. A reportagem de A GAZETA percorreu 52 quilômetros de carro pelas vias da Capital e encontrou diversos trechos com esses problemas.

A Reta da Penha é a campeã de irregularidades: da Ponte da Passagem até a Praça do Cauê. A avenida possui três faixas nos dois sentidos e as localizadas próximas aos pontos de ônibus apresentam muitos remendos e desníveis. No trajeto, feito pela reportagem na semana passada, observou-se que em alguns locais o asfalto está cheio de rachaduras. Na altura do bairro Santa Luíza, no sentido Jardim da Penha - Praia do Canto, a linha de tinta branca que sinaliza o fim da pista está completamente torta por conta do asfalto deformado.

Outra com problemas é a Avenida Vitória. No trecho entre o Instituto Federal do Espírito Santo até o cruzamento para a Marechal Campos há muitos remendos e falhas. Mesma situação das avenidas que ficam entre a Rodoviária de Vitória e o porto e da Fernando Ferrari, em frente à Universidade Federal do Espírito Santo, até a reta do antigo aeroporto e as avenidas Maruípe e Dante Michelini em Camburi.

Para melhorar a situação, a prefeitura fez um financiamento com a Caixa Econômica de R$ 78 milhões para refazer o asfalto da Capital. Mas as obras só devem começar em três meses.

ANTIGA

De acordo com o engenheiro civil e especialista em infraestrutura Aprígio Antônio Barreto Júnior, a malha asfáltica da Capital é antiga, e no passado faltaram estudos de engenharia de tráfego para prever o aumento de veículos. “O estudo de tráfego não evoluiu para mostrar que precisamos de novas pistas”, disse o engenheiro.

Aprígio destaca que as avenidas são revestidas de pavimento flexível quente, asfalto, que possui vida útil de 10 anos, cuja camada estrutural e de desgaste precisa ser recomposta.

Mas o prazo varia de acordo com o volume de tráfego, peso dos veículos e velocidade permitida para a via. Os remendos são reflexos da recuperação de rachaduras e buracos causados principalmente por infiltração.

Este vídeo pode te interessar

Segundo Aprígio, o pavimento flexível não aguenta o esforço dos ônibus nas faixas em que os coletivos passam com maior frequência. Por isso seria necessário ter no mínimo uma estrutura rígida para evitar o trilho de rodas, o afundamento do asfalto por conta do peso a aceleração e frenagem. “Na faixa próximo aos pontos de ônibus o correto é o pavimento rígido a base de cimento, que tem por exemplo no BRT em Belo Horizonte, em Minas Gerais, que aguenta o esforço do tráfego de aceleração e frenagem.”

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais