> >
Vacinação contra a gripe começa nesta segunda; saiba onde encontrar

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda; saiba onde encontrar

Na Capital, será possível agendar imunização on-line nos postos

Publicado em 22 de abril de 2018 às 23:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Agente de saúde aplica vacina: doses contra a gripe da rede pública protegem de três tipos de vírus . (Guilherme Ferrari)

Começa nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e, até o dia 1º de junho, as doses serão oferecidas nas unidades de saúde de todo país. Na Grande Vitória, a novidade fica por conta da Capital, que vai disponibilizar o agendamento on-line para as pessoas que quiserem se vacinar com data e hora marcadas.

Além dessa opção, a população ainda pode ir a um dos 28 postos de saúde, de 8h às 16h, sem ter agendado o atendimento, segundo a secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa. “A gente oferece o conforto do agendamento online para a população, mas os moradores de Vitória também podem ir às unidades de saúde sem marcar horário e se vacinarem na hora.”

Quem quiser marcar um horário para tomar a vacina deve acessar o site agendamento.vitoria.es.gov.br. Nesse endereço, é preciso clicar na aba “Escolha o serviço”, selecionar a categoria “Saúde” e, em “Selecione o Serviço”, clicar sobre o grupo de vacinação no qual o paciente se encaixa. O agendamento online já está disponível.

Postos volantes

Vila Velha também já está pronta para começar a vacinação hoje. A imunização vai acontecer nas unidades de saúde do município (exceto as de Paul e da Prainha), de 8h às 17h. Além disso, o município também vai ofertar postos móveis, que vão ser estabelecidos em igrejas.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Vila Velha, Roseane Coelho Boldrini, explica como funcionará esse esquema fora dos postos de saúde. “Os pontos estratégicos funcionarão de 8h às 11h. Nesses locais, serão vacinados apenas adultos. As crianças deverão ser levadas para as unidades de saúde.”

Na Serra, a vacinação vai acontecer nas 38 unidades e nas seis regionais de saúde do município. Nas regionais, o horário de atendimento é de 7h30 às 16h30, de segunda a sexta. Já nas unidades, a imunização vai ocorrer de acordo com o horário de funcionamento das salas de vacinação de cada uma delas.

Em Cariacica, serão 17 unidades de saúde que vão ofertar a vacinação para a população. Os pacientes podem tomar a vacina de segunda a sexta, das 7h30 às 15h30.

Três vírus

Este ano, na rede pública, a imunização contra a gripe é feita com doses trivalentes, que protegem contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. Já an rede privada, é possível encontrar doses quadrivalentes, que também protegem de mais um tipo de inluenza B.

Durante a campanha, o foco de imunização, estabelecido pelo Ministério da Saúde, contempla um grupo prioritário composto por idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, adolescentes e presos.

SAIBA MAIS

Vitória

Horário

Segunda a sexta, de 8h às 16h, nas unidades de saúde.

Agendamento on-line

No site agendamento.vitoria.es.gov.br. Nesse endereço, é preciso clicar na aba “Escolha o serviço”, selecionar a categoria “Saúde” e, em “Selecione o Serviço”, clicar sobre o grupo de vacinação no qual o paciente se encaixa.

Vila Velha

Horário

Segunda a sexta, 8h às 17h, nas unidades de saúde (exceto Paul e Prainha)

Postos Volantes

Santuário de Vila Velha (Centro), na quinta-feira; Igreja Batista da Orla (Itapuã), na sexta-feira; Igreja Católica Nossa Senhora Perpétuo Socorro (Praia da Costa), no dia 02 de maio; Primeira Igreja Batista Praia da Costa, no dia 03 de maio; Igreja Católica Bom Pastor (Praia da Costa), no dia 08 de maio.

Serra

Horário

Segunda a sexta, das 7h30 às 16h30, nas unidades e nas regionais de saúde do município.

Cariacica

Horário

De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, nas unidades de saúde do município.

Público-alvo

Este vídeo pode te interessar

Durante a campanha, o foco de imunização, estabelecido pelo Ministério da Saúde, contempla um grupo prioritário composto por idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, adolescentes e adultos presos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais