> >
Para conter erosão, areia de Camburi é levada para a Curva da Jurema

Para conter erosão, areia de Camburi é levada para a Curva da Jurema

Por dia, em média 10 caminhões retiram a areia de Camburi para encaminhar a outra praia

Publicado em 18 de maio de 2018 às 21:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Caminhões da Prefeitura de Vitória retiram areia da Praia de Camburi e levam para a Praia da Curva da Jurema, com a finalidade de conter os danos causados pelo avanço do mar. ( Fernando Madeira)

Cerca de 10 caminhões por dia têm retirado areia da Praia de Camburi e levado para a Curva da Jurema, em Vitória. A medida, chamada de engordamento, é para conter a erosão que sempre castiga a praia devido ao aterro da região.

A última manutenção realizada na Curva da Jurema aconteceu no mês de janeiro, no período do verão. Na ocasião, o serviço foi feito durante duas semanas. Segundo a Prefeitura de Vitória, o engordamento que tem sido realizado dessa vez é para dar continuidade ao trabalho desenvolvido no início do ano.

“Como a Curva da Jurema foi um aterro ela precisa de manutenção sempre. O mar vai avançando e  'comendo' a areia. Em janeiro, fizemos a engorda já prevendo que precisaríamos fazer nova manutenção”, explicou o geólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Marcus Vinicius Turbay.

A retirada de areia da Praia de Camburi, de acordo com Marcus, não é prejudicial. “Estamos retirando de um píer que é um ponto de acumulação da areia. Mesmo tirando, você mantém a areia na praia. O acúmulo acontece devido ao regime de maré e também do vento. A própria natureza faz com que tenha pontos de acúmulo.”

Ainda segundo a administração municipal, a areia tirada de Camburi não faz parte da área com restinga, pois a vegetação nativa ajuda a evitar o avanço do mar para o calçadão. Além disso, a areia de Camburi é mais grossa e, portanto, mais estável.

“Já fizemos estudos anteriores e não é adequado tirar areia da própria Curva da Jurema pois o grão é fino. Com a areia da Praia de Camburi a manutenção é mais efetiva.”

VEJA VÍDEO

MEDIDA INTELIGENTE

Desde que seja feito de forma adequada, o engordamento é a solução mais inteligente e menos agressiva, segundo a professora do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Jaqueline Albino. De acordo com a especialista, para que o trabalho seja realmente efetivo, é preciso que tenha um estudo de qual o volume certo que a praia precisa, além de selecionar o tamanho do grão de areia adequado a ser usado.

“O engordamento de Camburi, por exemplo, teve sucesso. Ela está mudando sua forma muito devagar, mas não está mais com aspecto erosivo. Foi uma alimentação artificial muito estudada. Foi usado o grão certo e o volume certo de areia que a praia precisava.”

MUDANÇA PERMANENTE

Este vídeo pode te interessar

Um projeto que visa resolver a questão da erosão na Curva da Jurema de forma permanente está em fase final de produção na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O estudo está sendo desenvolvido por uma equipe técnica da pasta. Quando a proposta for finalizada, ela será apresentada ao secretário Luiz Emanuel Zouain da Rocha e ao prefeito Luciano Rezende. Depois de feito os ajustes necessários, será feita uma licitação para escolher a empresa que realizará a obra.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais