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Psicólogos podem atender pacientes via WhatsApp

Psicólogos podem atender pacientes via WhatsApp

Mudança em resolução do Conselho Federal de Psicologia autoriza uso de recursos tecnológicos

Publicado em 15 de maio de 2018 às 01:53

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WhatsApp no celular: a consulta pode ser realizada com aplicativos e recursos on-line. (Edson Chagas)

Em um tempo em que praticamente tudo é dito, discutido e analisado pelas redes sociais, parece que só faltava mesmo haver uma sessão de terapia pela internet. Pois, agora, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) editou uma resolução em que autoriza os profissionais da área a usarem recursos tecnológicos, como o WhatsApp, até para realizar consultas.

A resolução 11/2018, publicada na última sexta-feira, amplia e regulamenta a prestação de serviços psicológicos via internet, segundo explica Maria Teresa Ruas Nogueira Pivetto, coordenadora técnica de Orientação, Fiscalização e Ética do Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-ES).

“Poderão ser prestados os serviços através de todas as tecnologias de comunicação com acesso à internet, como telefones, plataformas digitais e aplicativos. Mas o psicólogo só pode realizar esse serviço após fazer um cadastro prévio junto ao CRP para obter autorização para essa modalidade de atendimento.”

Maria Teresa diz que é importante fazer o cadastramento para que o psicólogo receba as orientações técnicas e éticas sobre essa nova forma de atender.

“A prestação desse serviço é diferente do atendimento presencial, mas de qualquer forma o psicólogo precisa assegurar a qualidade e cumprir com os princípios dispostos no Código de Ética”, ressalta a coordenadora do CRP.

Para essa modalidade on-line, não são recomendados pacientes com ideação suicida, que tenham sido vítimas de violência ou apresentem graves transtornos mentais. No atendimento inicial, caso o psicólogo identifique esse quadro, deve encaminhar o paciente para um serviço presencial.

Na Unimed Vitória, pacientes já conseguem atendimento virtual, via Skype. O serviço passou a ser oferecido no ano passado, de forma piloto e com 25 pacientes, e agora atende a uma média de 80 pessoas. O atendimento on-line é limitado a 20 consultas, uma restrição prevista na antiga resolução que agora foi substituída.

Para ter acesso ao serviço, os pacientes são submetidos a uma avaliação presencial e, caso se encaixem no perfil, passam a usufruir da telepsicologia.

NOVA RESOLUÇÃO

DIFERENÇA

Limitação

Na antiga resolução, o atendimento virtual era restrito a orientações e limitado a 20 consultas. A nova resolução amplia as possibilidades de atendimento nas diferentes áreas da psicologia.

ATENDIMENTO 

Avaliação 

O atendimento pode ser feito por qualquer meio tecnológico, via internet. Inclusive a primeira entrevista, quando o paciente é avaliado para saber se pode usar a modalidade.

PERFIL

Contraindicação 

O serviço on-line não é recomendado a quem tem transtornos mentais, ideação suicida ou foi vítima de violência. Nesse caso, o paciente deve ser encaminhado a um serviço presencial.

SERVIÇOS

Seleção 

Além de consultas, outra possibilidade é usar a tecnologia em processos de seleção. Porém, os testes precisam ter aprovação do CFP e serem padronizados para o meio digital.

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