> >
Mais um soldado é expulso por participação na greve da PM

Mais um soldado é expulso por participação na greve da PM

A exclusão de Nero Walker, publicada no Boletim Geral da PM na noite desta quinta-feira (21), é a 17ª registrada desde o movimento paredista

Publicado em 21 de junho de 2018 às 22:41

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Soldado Nero Walker. (Facebook)

O soldado da Polícia Militar, Nero Walker, foi expulso da corporação nesta quinta-feira (21). Esta é a 17ª exclusão de militares que participaram da greve realizada em fevereiro do ano passado. Os 22 dias do movimento levou ao caos no Estado e resultou na morte de 219 pessoas.

De acordo com a decisão, publicada no Boletim Geral da PM, na noite desta quinta-feira (21), Nero apresentou "conduta que afetou gravemente o sentimento de dever, a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe". É relatado ainda que ele incitou policiais militares ao aquartelamento por meio de vídeos e postagens em redes sociais. Em uma delas é relatado que ele chegou a desrespeitar o comandante da corporação.

Outra informação é a de que ele teria ameaçados policiais do antigo Batalhão de Missões Especiais - hoje denominado Cimesp - que participaram de uma operação realizada no dia 23 de fevereiro do ano passado. É relatado ainda, na mesma decisão, que Walker percorreu diversas unidades da PM, que estavam bloqueadas pelo movimento paredista, onde registrou vídeos. "O militar demonstra o seu apreço e apoio ao movimento paredista e incita os militares a permanecerem no aquartelamento", diz o texto da decisão.

É apontado ainda que as ações do militar foram de encontro aos esforços empreendidos na ocasião pelos órgãos de segurança para garantir o maior número de militares no policiamento ostensivo. É citado que houve, inclusive, "uma postagem com severa ameaça a quem se opusesse ao movimento paredista", destaca o texto.

Além da expulsão dos quadros da PM, chamada de decisão administrativa, por ocorrer no âmbito da corporação, Nero Walker responde ainda a Inquérito Policial Militar, que tramita na Justiça Militar, e ainda a ação criminal, que tramita na 4ª Vara Criminal de Vitória.

OUTROS

No último dia 14, seis militares que pertenceram à antiga Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) também foram expulsos da Polícia Militar em decorrência da participação na greve. A decisão também foi publicada no Boletim Geral da PM.

Mais um soldado é expulso por participação na greve da PM

De acordo com o documento, os soldados Vinícius Costa Loureiro, Wenderson Gonçalves da Silva, Wolney da Silva Teixeira, Washington Ribeiro Araújo, Werick Ramos Mendes e Jean Vitor dos Santos Azeredo "permaneceram no interior da Rotam até o dia 24 de fevereiro de 2017, momento em que o portão principal da unidade foi liberado". Dessa forma, os militares "deixaram de cumprir ordem legal emanada pelos seus superiores hierárquicos" e, por isso, acabaram expulsos.

Este vídeo pode te interessar

A reportagem entrou em contato com a Associação dos Cabos e Soldados da PM, cujos advogados fazem a defesa do militar Nero Walker, mas ainda não obteve retorno. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais