> >
Prefeituras sobre trânsito na Terceira Ponte: 'Ainda é cedo avaliar'

Prefeituras sobre trânsito na Terceira Ponte: "Ainda é cedo avaliar"

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) também avalia que é necessário um período maior para avaliação, já que há uma série de variáveis que influenciam no comportamento do tráfego

Publicado em 19 de junho de 2018 às 22:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Congestionamento na Terceira Ponte mesmo sem pedágio. (Fernando Madeira)

O governo do Estado e as prefeituras de Vitória e Vila Velha consideram que ainda é cedo para fazer uma avaliação sobre os impactos no trânsito após a suspensão do pedágio na Terceira Ponte, no acesso pela Capital. A medida passou a valer no domingo mas, nos dois primeiros dias úteis, o fluxo de veículos permanecia intenso.

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) informou, por nota, que o Comitê de Acompanhamento e Avaliação das Ações de Mobilidade, formado por integrantes da Agência, da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), da Rodosol e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, mais as guardas municipais, estão realizando em conjunto o monitoramento para aprimoramentos operacionais. "No entanto, a Arsp esclarece que é necessário um período maior para avaliação, já que há uma série de variáveis que influenciam no comportamento do tráfego". finaliza a nota.

Governo e Prefeituras dizem que ENTITY_apos_ENTITY ainda é cedo para avaliarENTITY_apos_ENTITY o trânsito na Terceira Ponte

 O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura de Vitória, Tyago Hoffmann, também prefere aguardar um período maior para análise da mudança na Terceira Ponte. "Ainda não notamos diferença significativa, mas nossa primeira impressão é de cautela. Aguardar mais alguns dias para ver como o trânsito vai se comportar."

Hoffmann ressalta que o município apoia toda a iniciativa que tem como objetivo melhorar a mobilidade, porém a prefeitura não teve acesso ao estudo que aponta uma perspectiva de melhoria com a suspensão do pedágio no acesso à ponte por Vitória. "Mas nossa equipe está em campo para fazer a avaliação e colocar todos os dados que deverão consolidar nosso entendimento", afirma o secretário, acrescentando que a equipe está atuando no período das 17 às 20h, com fotos, filmagens e contagem de veículos para, depois, fazer comparativos com dados estatísticos de períodos anteriores. 

Em Vila Velha, o inspetor da Guarda Municipal Valter Siqueira disse que a equipe também faz o monitoramento e ainda não foi observado impacto no trânsito da cidade. 

AGENTES

Na noite desta terça-feira (19), internautas se queixaram da falta de agentes de trânsito em Vitória, nos acessos à Terceira Ponte.  A Secretaria de Segurança Urbana (Semsu) informou, por nota, que os agentes da Guarda Municipal realizam orientação nas Ruas Duckla de Aguiar e Clóvis Machado, no entorno da Praça Cristóvão Jacques e Avenida Nossa Senhora da Penha. Informou ainda que "esse já é um trabalho contínuo dos agentes que atuam na organização do trânsito, dando maior fluidez nos horários de pico."

Posicionamento semelhante do inspetor Siqueira, de Vila Velha: "Agentes mantêm o trabalho nas vias de acesso à ponte, em horários de pico".

Este vídeo pode te interessar

Outra queixa de internautas é para o fato de uma das cabines de pedágio, a da Via Expressa, estar fechada. A assessoria da Rodosol explicou que estão mantidas abertas sete pistas no sentido Vitória-Vila Velha, como era previsto, mas que é necessário deixar uma exclusiva para as manobras de caminhões-guincho, facilitando a operação na ponte, e é justamente a que era utilizada por usuários da Via Expressa. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais