> >
Acesso ao mar na Ilha do Frade é fechado com cadeado e cactos

Acesso ao mar na Ilha do Frade é fechado com cadeado e cactos

A Prefeitura de Vitória informou que o canteiro foi construído em uma via pública e mandou que o jardim fosse retirado do local

Publicado em 26 de julho de 2018 às 23:07

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Canteiro de cactos impede que as pessoas se aproximem da grade de proteção na Ilha do Frade, em Vitória. (Vitor Jubini)

Um canteiro com cactos construído na frente de um mirante na Ilha do Frade, em Vitória, impossibilita que as pessoas se aproximem da barreira para apreciar a bela vista que se tem de lá. Além disso, o acesso à praia foi bloqueado por um portão que está trancado com um cadeado. Na noite desta quinta-feira (26), a prefeitura informou que mandou retirar o jardim do local e disse que é proibido impedir o acesso ao mar.

Um biólogo, que preferiu não se identificar, contou que há 20 anos frequenta o local para praticar mergulho e caça submarina. Segundo ele, há 10 dias o canteiro e o portão foram colocados na rua Pedro Franklin Corrêa Lima. “Eu deixava o carro na rua e descia a escada para ter acesso ao mar. Além de peixes, a gente pescava lagostas e polvos”, diz.

O biólogo contou ainda que a preocupação maior é com os pescadores que vivem do trabalho no ponto que hoje está bloqueado.

Apesar de ter a grade como proteção, o presidente da Associação de Moradores da Ilha do Frade, Bruno de Pinho e Silva, disse que o local não é um mirante. “O local é um terreno particular que não está murado pelo proprietário. Com a ausência do muro, dá para ver o mar.”, explicou.

O portão trancado com um cadeado impossibilita o acesso à praia. (Vitor Jubini)

No portão há placas que indicam que o local dá acesso à Estação Elevatória de Esgoto Bruto Ilha do Frade II e que a entrada é proibida. Também há a informação de que o acesso é perigoso devido a alta tensão. No entanto, a Prefeitura de Vitória disse que é proibido impedir o acesso ao mar sem autorização em vias públicas.

De acordo com Pinho e Silva, a informação que ele recebeu é de que o portão foi instalado pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). “Foi colocado o portão porque estava acontecendo casos de vandalismo nos equipamentos da companhia.”

Já em relação ao canteiro de cactos com espinhos, a administração municipal disse que a construção foi feita em uma via pública e entrou em contato com a associação de moradores para que o jardim fosse retirado ou então que uma justificativa seja apresentada. A entidade tem um prazo de 30 dias para cumprir a determinação da prefeitura.

CESAN

Este vídeo pode te interessar

Procurada pela reportagem, a Cesan diz que não fez instalação de portão no local. A empresa diz que tem uma unidade próxima e, inclusive, precisa ter livre acesso ao local para eventual manutenção e operação da estação elevatória. “A área é pública e não pode ter acesso interrompido”, diz.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais