> >
Governo quer ajuda do Crea para agilizar obras no Terminal de Itaparica

Governo quer ajuda do Crea para agilizar obras no Terminal de Itaparica

Interditado desde sábado (21), terminal não tem data para voltar a funcionar

Publicado em 24 de julho de 2018 às 15:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O governo do Estado pretende contar com a ajuda do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea) para agilizar as obras no terminal de Itaparica, em Vila Velha. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Paulo Ruy Carnelli, durante entrevista à Rádio CBN Vitória. O terminal está interditado desde sábado (21).

"Eu conversei com a presidente do Crea ontem (segunda). É uma organização importante, que defende a boa prática e os profissionais de Engenharia. Vou querer a ajuda para agilizar esse processo, solucionar o problema", afirmou Ruy Carnelli.

Terminal de Itaparica está interditado desde sábado (21). (Fernando Madeira)

Ainda de acordo com o secretário, não é possível, neste momento, dar um prazo para o terminal de Itaparica voltar a funcionar. 

"Vamos contratar diretamente a desmontagem, porque ela vai nos permitir depois, contratando mais toldos, alguma operação no terminal antes da obra definitiva. Não consigo precisar prazo, mas num prazo curto. Estamos todos empenhados em solucionar o problema o mais breve possível", garantiu.

A ideia é desmontar o telhado sem danificar as telhas, que serão reutilizadas depois. "A Ceturb já está buscando preços para fazer a desmontagem do detalhado. Terá que ser cautelosa para que a gente consiga preservar as telhas, que estão íntegras e tem mais de 20 metros. O material condenado também exige cuidado na desmontagem, porque pode ser alvo de perícia depois", justificou o secretário.

Ceturb já sabia de riscos

O anúncio de que o Terminal de Itaparica seria interditado por tempo indeterminado devido às más condições da estrutura que sustenta o local não foi totalmente uma novidade para a Ceturb. Em abril deste ano, a companhia contratou a empresa que elaborou o laudo apresentado na última sexta-feira (20) e, pelo menos desde essa época,

.

Segundo o contrato da Ceturb com a empresa que emitiu o laudo, de 05 de abril deste ano, havia "o risco aos usuários e da preservação da saúde de todos que utilizam o Sistema Transcol", além da estrutura da cobertura apresentar avançado estágio de corrosão e trazer perigo.

Estado vai processar empresas

O Estado do Espírito Santo, por meio da Procuradoria Geral, informou que vai entrar na Justiça contra as duas empresas que foram responsáveis pela obra do terminal - uma delas fez o projeto e a outra executou a obra. 

O Governo do Estado anunciou que vai pedir o ressarcimento do que for gasto para consertar toda a estrutura que está lá. 

Este vídeo pode te interessar

Governo quer ajuda do Crea para agilizar obras no Terminal de Itaparica

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais