> >
Guardião da Mata Atlântica decifra a trilha da febre amarela

Guardião da Mata Atlântica decifra a trilha da febre amarela

Professor da Ufes e diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica, Sergio Lucena conduz pesquisa que resgata pontos onde macacos morreram. Dirigida por ele, entidade no ES busca ser referência internacional na área ambiental #somoscapixabas

Publicado em 27 de julho de 2018 às 18:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Referência em pesquisas com macacos, o diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma) e professor da Ufes, Sergio Lucena, pretende colocar o Espírito Santo como protagonista no país na área ambiental. Nessa história, ele também não é coadjuvante e conta um pouco de seu trabalho pela preservação da natureza.

Essa perspectiva de Lucena se dá pelo fato de o Inma estar situado no Estado – o instituto foi criado pelo governo federal a partir do Museu Mello Leitão, em Santa Teresa – e o sonho do professor é transformá-lo em um órgão de impacto internacional. “O instituto foi criado com uma missão ainda maior do que tinha o museu, de contribuir para a conservação da mata, e penso que isso é um grande ganho para o Estado”, avalia.

 Envolvido com a Mata Atlântica há mais de três décadas, num trabalho acompanhado por A GAZETA ao longo dos anos, o professor assumiu em 2017 a direção do Inma e vislumbra o Espírito Santo com um papel de mais destaque.

Sérgio Lucena está há três décadas envolvido em estudos. (Bernardo Coutinho)

“Penso que, agora, o Estado tem a oportunidade de ser protagonista na área. Temos que dar o exemplo. Se nos unirmos em diferentes instituições em torno de grandes temas como esse, teremos a chance de ser referência para o país”, argumenta Lucena, totalmente no espírito do projeto “Somos Capixabas”, cuja proposta é valorizar as pessoas e a identidade do Estado.

Lucena cita recente articulação, que envolveu a academia e órgãos públicos, em busca de solução para o surto de febre amarela em 2017. Naquele momento, foram discutidas ações em conjunto para conter o avanço da doença e, para o professor, os organismos no Espírito Santo têm essa capacidade de se juntar em favor de uma causa.

A propósito, ele continua a conduzir pesquisas sobre a febre amarela. Após finalizar a parte emergencial do estudo de acompanhar a epidemia no Estado, agora a atuação do professor é resgatar pontos onde macacos morreram. “Além disso, estamos terminando o trabalho de necropsia de macacos que coletamos para checar casos que ficaram duvidosos, nos certificar se a morte foi mesmo por febre amarela, e a própria evolução do vírus”, contou.

Ainda na área de pesquisa, estão sendo feitas análises espaciais para identificar como a doença se espalhou, e se a dispersão aconteceu apenas pela paisagem ou se teve participação humana.

 

Questionado sobre a finalidade de todo esse trabalho, o professor destaca que o foco principal são os primatas. “Embora a febre amarela seja uma doença séria do ponto de vista de saúde pública, nosso foco é a proteção dos macacos que foram drasticamente afetados pela virose. Isso é um desastre ecológico e precisamos entender melhor como avançou para tomarmos medidas preventivas.”

A intenção é evitar a extinção de espécies, que localmente já foi registrada em Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa após o surto da febre, e buscar alternativas para repovoação dessas localidades. A extinção local, explica Lucena, é o primeiro passo para a extinção global.

Aspas de citação

Estamos terminando o trabalho de necropsia de macacos que coletamos para checar casos que ficaram duvidosos, nos certificar se a morte foi mesmo por febre amarela, e a própria evolução do vírus

Sergio Lucena, professor e pesquisador
Aspas de citação

Veja a galeria de fotos de reportagens de A GAZETA com Sergio Lucena e seu trabalho.

A intenção é evitar a extinção de espécies, que localmente já foi registrada em Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa após o surto da febre, e buscar alternativas para repovoação dessas localidades. A extinção local, explica Lucena, é o primeiro passo para a extinção global.

No Espírito Santo, há sete espécies conhecidas, cada qual com papel ecológico diferente. “Imaginar a extinção total de uma área de mata ou espécie dessa vai ter reflexo no sistema todo, o impacto é realmente muito alto.”

 Pesquisador nato, nada mais natural que indicasse outro, o professor Laércio Ferracioli, como um capixaba de destaque.

QUEM É LAÉRCIO FERRACIOLI 

 Capixaba de coração, espírito-santense de título e mineiro de nascimento. Vitória foi a terra que escolhi para viver, trabalhar, ter filhos. Acredito no futuro, na criação de museus de ciência, cultura e arte – espaços de celebração de verdades observadas. Transformar ciência em conversa de boteco é promover a inclusão cultural.

Laércio Ferracioli . (Acervo pessoal)

 

 

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais