> >
Hartung e Luciano Rezende decretam luto pela morte de Pignaton

Hartung e Luciano Rezende decretam luto pela morte de Pignaton

Fundador do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Pig, como era conhecido, morreu neste domingo (22)

Publicado em 22 de julho de 2018 às 17:50

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O governador Paulo Hartung e o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, decretaram luto oficial de três dias por conta da morte do professor José Antônio Pignaton. Fundador do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Pig, como era conhecido, morreu neste domingo (22), aos 69 anos, depois de passar mal em um restaurante, durante viagem de férias na Suíça.

"José Antônio Pignaton foi um defensor da educação de qualidade. Um professor dedicado e responsável pela formação de gerações de capixabas. Fundou, junto com a sua esposa Maria Helena, o Colégio Leonardo da Vinci, que introduziu importantes inovações na educação do nosso Estado. Recebo a notícia de seu falecimento com tristeza. Decreto luto oficial de três dias em sua memória e manifesto meus sentimentos aos familiares e amigos", diz o comunicado enviado pelo governador à imprensa.

Paulo Hartung e José Antônio Pignaton. ( Arquivo / AG)

Amigo pessoal do professor, Luciano Rezende tinha Pignaton como conselheiro e membro Comitê de Gestão e Inovação da Prefeitura de Vitória. "Um sábio, uma pessoa que, em momentos difíceis sempre tinha uma palavra de saída, de alternativa. Era uma pessoa que eu consultava quase que semanalmente em relação a pontos importantes da cidade, de decisões de governo. Ele tem uma legião de fãs e amigos que o ouviam, está todo mundo extremamente consternado", afirmou o prefeito.

Luciano Rezende também fez questão de destacar a importância de Pignaton para a educação do Espírito Santo: "Decretei luto oficial na cidade porque o Pignaton é um capixaba que elevou o patamar do Espírito Santo, principalmente na área de educação. Ele é uma unanimidade. É daquelas pessoas que todos concordam que eram um ser humano muito especial. Vai fazer muita falta e está nos causando muita dor, tristeza e saudade.”

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DIVULGA NOTA

"O professor José Antônio Pignaton sempre teve um grande compromentimento com a educação capixaba. Foi um visionário, um dos precursores do modelo educacional em tempo integral no Estado. Defensor da educação de excelência, foi um grande apoiador da implantação do programa Escola Viva no Espírito Santo. Em vários momentos compartilhei ideias sobre educação com Pignaton, que sempre demonstrou o desejo de que a educação pública trilhasse os caminhos da melhoria de qualidade. Meus sentimentos aos familiares e amigos."

Haroldo Rocha - secretário de Estado da Educação

CAUSA DA MORTE É INVESTIGADA 

As primeiras informações dão conta que Pignaton faleceu em decorrência de um infarto fulminante. Mas a causa da morte ainda é investigada.

José Antônio Pignaton, fundador do Centro Educacional Leonardo da Vinci . ( Arquivo / AG)

A reportagem do Gazeta Online entrou em contato a família, que confirmou a perda. De acordo com um cunhado de Pignaton, Victor Humberto Biasutti, ele estava de férias com a esposa, Maria Helena, aproveitando o recesso escolar quando passou mal em um restaurante e caiu no chão. Chegou a ser levado para um hospital, mas não resistiu. Ainda segundo o cunhado, a saúde do professor estava em dia. Ele não tinha nenhum sintoma. 

Este vídeo pode te interessar

Pignaton era muito querido pelos alunos e foi dono do Centro Educacional Leonardo da Vinci, vendido neste ano para a maior empresa de educação privada do Brasil e uma das maiores do mundo, a Kroton. Atualmente, ele continuava como diretor do Leonardo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais