> >
Por armas, PCC planeja ataque a fóruns em todo o país, diz jornal

Por armas, PCC planeja ataque a fóruns em todo o país, diz jornal

Suspeita é da Polícia Civil de São Paulo, após interceptações telefônicas. No Espírito Santo, secretaria diz que monitora as ações ligadas a grupos criminosos

Publicado em 26 de julho de 2018 às 21:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Armas que estão sob os cuidados da Justiça em São Paulo são alvo do PCC. (Diogo Moreira/GESP)

A facção criminosa PCC planeja uma série de ataques a fóruns de todo o país em busca de armas que estão guardadas pela Justiça. A suspeita é da Polícia Civil de São Paulo e foi divulgada nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo. No Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) afirma que monitora constantemente as informações ligadas a esses grupos.

De acordo com o jornal paulistano, a suspeita surgiu através de interceptações telefônicas. Nessas ligações, membros da facção falam de uma ordem dada por comandantes do grupo para a realização de levantamento de fóruns em todo o território nacional que possam ter estoques de “ferramentas”, como os criminosos chamam as armas.

Essas orientações, segundo relatório policial a que a Folha teve acesso, teriam partido de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, onde está presa a cúpula da facção, incluindo Marco Camacho, o Marcola, tido como o principal chefe do PCC.

Segundo a ordem, os criminosos deveriam levantar informações sobre prédio e endereço e, em seguida, enviar fotos desses locais para auxiliá-los em futuras ações. “Tais informações irão subsidiar ações da facção que visam o roubo das armas em depósitos do Poder Judiciário em todo o Brasil”, diz trecho de documento obtido pela Folha.

A reportagem ouviu delegados de São Paulo que acreditam que o plano está em andamento e pode ocorrer a qualquer momento. No ano passado, 566 armas foram levadas dos fóruns de Guarujá (Baixada Santista) e Diadema (Grande São Paulo). Pelo tempo em que as investigações foram iniciadas, porém, a cúpula da Segurança descarta que esses ataques tenham relação com o plano revelado pela Folha.

ESPÍRITO SANTO

Questionada se tem conhecimento de algo que envolva esse plano do PCC no Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) informou apenas que as inteligências das polícias mantêm o monitoramento constante de informações de grupos vinculados a atividades criminosas.

ARMAS NÃO FICAM EM FÓRUM NO ESTADO

Na última quinta-feira (19) foi assinado pelo Corregedor Geral de Justiça do Estado, Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, o Provimento Nº 11/2018, que trata do destino e da destruição de armas de fogo e munições apreendidas em processos. Em nota, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) informou que as armas não serão mais recebidas pelos fóruns e deverão permanecer junto à autoridade policial e depois encaminhadas ao exército para destruição ou reaproveitamento.

A Justiça reforçou que o órgão tem o prazo de 60 dias após a assinatura para que as armas não entrem mais nos fóruns. "Nesse período a Polícia vai empreender toda a logística necessária. Depois disso teremos mais 120 dias para que as armas guardadas nos fóruns sejam encaminhadas para a Polícia Civil. Após a perícia, elas seguem para o exército para serem reaproveitadas ou destruídas".

SEM REGISTRO DE AÇÕES CRIMINOSAS 

Este vídeo pode te interessar

A nota ainda reforçou que não há nenhum registro de ações criminosas de organizações, como o PCC contra o Poder Judiciário Estadual. "Existe um trabalho contínuo de aperfeiçoamento da segurança de nossos fóruns, que hoje contam com sistemas de alarme e botão do pânico (que aciona a central de emergência); circuito fechado de TV (CFTV) com câmeras de segurança conectadas a central de monitoramento; cofres digitais utilizados pelo exército brasileiro para o armazenamento de armas de portes variados; vigilância armada 24 horas, e ainda, durante o horário de funcionamento, as unidades contam com a atuação de Policiais Militares da Reserva e detectores de metal".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais