> >
Visita do príncipe Charles ao Estado teve suspiro de fãs e protesto

Visita do príncipe Charles ao Estado teve suspiro de fãs e protesto

Herdeiro do trono inglês veio ao Espírito Santo em 1991. Charles plantou pau-brasil e quebrou o protocolo para visitar casa de engenheira em Aracruz. Você se lembra desse dia? Conte para nós #somocapixabas

Publicado em 20 de julho de 2018 às 21:12

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O ano era 1991. Mais precisamente, 25 de abril. Naquele dia, o Espírito Santo conheceu a realeza. Ou, pelo menos, uma das principais figuras da família real britânica. Trata-se do primeiro herdeiro do trono inglês, príncipe Charles, que passou por Vitória e Aracruz durante uma visita oficial ao Brasil.

 Ele desembarcou no Aeroporto de Vitória às 11h08, com oito minutos de atraso, e foi recepcionado pelo então governador do Estado, Albuíno Azeredo. Sua vinda contou com um forte esquema de segurança, envolvendo mais de 100 homens da Polícia Militar e agentes federais e ingleses.

 O jornal A GAZETA mostrou em 26 de junho de 1991 que o príncipe foi recebido com festa e suspiros de um grupo de mulheres no aeroporto, mas também com protestos, que nem chegaram a ser vistos por Charles. O foco das manifestações era sobre o meio ambiente, já que o britânico veio ao Estado com intuito de visitar a então Aracruz Celulose, hoje Fibria.

Príncipe Charles visita parque fabril da Aracruz Celulose com comitiva. (Arquivo - 25/04/91)

 Charles ficou por cinco horas nas terras capixabas. Do Aeroporto de Vitória, seguiu para a fábrica, percorrendo-a e ouvindo explicações sobre a produção. Lá plantou uma muda de pau-brasil no Centro de Pesquisas Florestais da empresa.

No Estado, o príncipe quebrou o protocolo e a agenda oficial por querer conhecer a casa de Yara Ikemori, engenheira agrônoma da Aracruz. A visita, no bairro Coqueiral, não foi acompanhada pela imprensa, e nem Charles nem Yara quiseram comentar sobre o acontecimento.

Charles planta muda de pau-brasil em parque da Aracruz Celulose. (Arquivo - 25/04/91)

O representante da família real viajou para o Brasil acompanhado da esposa, mas a princesa Diana - de quem se divorciaria cinco anos depois -, não  veio ao Espírito Santo e participou de outros compromissos oficiais em São Paulo.

Manifestação contra presença do príncipe Charles teve até um "camelo". (Chico Guedes - 25/04/91)

 

Lembra-se desse dia ou esteve lá? Envie um e-mail para [email protected] e conte qual a sua recordação do acontecimento e o que mudou na sua vida desde então. #somoscapixabas

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais