> >
Fotógrafo de A Gazeta ganha prêmio nacional de Direitos Humanos

Fotógrafo de A Gazeta ganha prêmio nacional de Direitos Humanos

Foto foi utilizada em série de reportagens do Gazeta Online sobre a vida no lixo, pessoas que tiram de lixões o sustento da família

Publicado em 24 de agosto de 2018 às 18:07

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Jocélia dos Santos, 33 anos, mostra uma pequena quantidade de arroz, feito no fogão a lenha, que será o almoço do dia dela e da filha Jaciele, 2 anos. (Marcelo Prest | GZ)

O fotógrafo Marcelo Prest, de A Gazeta, venceu o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, realizado pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho. A categoria da premiação, desta vez, era "no mundo do trabalho" e o júri elegeu os vencedores nas categorias Cidadã, Imprensa e Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (24).

Marcelo disputou com finalistas da Folha de São Paulo e do jornal O Povo. O trabalho dele, intitulado "A fome como herança", trazia a foto de Jocélia dos Santos, de 33 anos, ao lado da filha Jaciele, de 2. Esta é uma família de São Mateus, região Norte do Estado, que participou da série "A Vida no Lixo", que mostrou a luta de trabalhadores que sobrevivem do lixo.

Marcelo Prest, Fotógrafo de A Gazeta . (Vitor Jubini)

Em conversa com o Gazeta Online, Marcelo compartilhou que já havia concorrido ao prêmio anteriormente, com tema sobre a seca no Espírito Santo. "É um prêmio desejado para reconhecimento profissional, e este foi um trabalho que participei do início ao fim, desde o desenvolvimento dele".

Na foto que fez Marcelo ganhar o prêmio nacional, Jocélia segura uma panela com um pouco de arroz feito no fogão a lenha com a sua filha ao lado. É possível ver detalhes do ambiente precário em que ambas vivem: uma casa de dois cômodos sem reboco e de piso de cimento. 

O fotógrafo detalhou um pouco sobre a experiência de acompanhar o dia a dia de uma família que trabalha e vive no lixão. "Chegamos lá, vimos a realidade da Jocélia e, assim, comecei a acompanhá-la. Ela foi fazer o almoço e eu vi que ela não tinha nada pra preparar além do arroz", contou.

Este vídeo pode te interessar

"A gente trabalha com coisas ruins em uma rotina diária. Eu já conhecia essa realidade e já ajudava a Associação Casa Amarela. É de se espantar que essa realidade está viva e perto da gente. Tem gente que realmente passa fome", concluiu.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais