> >
Morro do Moreno terá base de pesquisa de ciclones

Morro do Moreno terá base de pesquisa de ciclones

As informações devem chegar através de um aplicativo, uma parceria está sendo fechada com a área de informática da Ufes

Publicado em 6 de agosto de 2018 às 23:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O Morro do Moreno é ponto de visitação de turistas e atletas em Vila Velha . (Arquivo)

O Morro do Moreno, em Vila Velha, vai servir como base para uma pesquisa sobre ventos e a criação de ciclones formados no Sudeste do Brasil. Ela está sendo desenvolvida pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e terá início de atividades em setembro.

Segundo o coordenador do projeto no Estado, Marcos Tadeu Orlando, doutor em Física Nuclear e professor da Ufes, a intenção é estudar como a radiação do sol e velocidade do vento interferem na criação dos pequenos ciclones.

Para isso, será instalado um sistema de monitoramento atmosférico, uma torre de nove metros e um contêiner, para medir a velocidade do vento, temperatura, radiação ultravioleta, radiação infravermelha e radiação gama. Ela ficará, no mínimo, oito anos no local.

Ele conta que a partir disso será possível aprimorar o programa sobre a previsibilidade atmosférica da Grande Vitória, informando as pessoas sobre a direção dos ventos, movimentação de fluxos de ar e turbulências localizadas na região e sua correlação com as movimentações que podem aparecer no Sudeste do país.

“Os estudos poderão ajudar diversas áreas, mostrando a direção dos ventos aos velejadores até disponibilizar dados para a área de engenharia ambiental sobre a dispersão de poluentes na atmosfera”,disse.

Os dados já poderão ser disponibilizados desde o início de sua captação que ocorrerá no final do ano, com o término da instalação dos equipamentos. As informações devem chegar através de um aplicativo, uma parceria está sendo fechada com a área de informática da Ufes.

Participam do programa três pesquisadores da Ufes e dois da USP, entre eles a coordenadora de todo o projeto, Jacyra Soares, PhD em Oceanografia Física da instituição paulista. Sua última pesquisa relacionada à área foi na Antártica.

Este vídeo pode te interessar

Morro do Moreno terá base de pesquisa de ciclones

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais