> >
Rede de solidariedade para ajudar músico que mora na rua em Vitória

Rede de solidariedade para ajudar músico que mora na rua em Vitória

Integrantes do de uma instituição social vão encaminhar Elias Belmiro, solista de violão, para uma casa de recuperação a fim de tratar a dependência em bebida alcoólica

Publicado em 28 de agosto de 2018 às 19:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Solista capixaba Elias. (Marcelo Prest | GZ)

Uma rede de solidariedade se formou para ajudar o músico capixaba Elias Belmiro, 50 anos, que está morando nas ruas. Integrantes do Instituto Ajude ao Próximo estão em contato com Elias, que hoje passa os dias vagando e dormindo no Centro de Vitória. Ele será encaminhado para um centro de reabilitação para dependentes químicos localizado em Cariacica.

Segundo o coordenador do instituto, Kelvim Amaral, Elias já era conhecido pelo grupo e, há algumas semanas, aguardava uma vaga em um centro de reabilitação para tratar o alcoolismo, vício que o levou para a rua. A vaga foi disponibilizada na noite desta segunda-feira (27). O Instituto Ajude ao Próximo é conhecido por oferecer café da manhã e outros serviços para pessoas em situação de rua.

“Ele tinha aceitado ir para a casa de recuperação, mas estávamos aguardando surgir a vaga. Ficamos sabendo ontem à noite que a vaga estava disponível e vou procurá-lo”, disse Kelvim.

O Gazeta Online mostrou a história de Elias, que há quatro anos vive nas ruas da Capital. Ele é um grande artista do Espírito Santo, talentoso violonista que é referenciado até no Dicionário da Música Brasileira. Se consagrou como solista, gravou dois CDs instrumentais e tocou no quinteto do violonista Maurício de Oliveira. Seu primeiro álbum, lançado em 1996, dedicado a Vila-Lobos, teve duas faixas compiladas no CD do grupo Time-Life, em que participou artistas internacionais do porte do compositor e maestro americano John Williams.

Além da gravação dos dois álbuns, Elias tocou em países da Europa e se apresentou no antigo Teatro Carmélia com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo sob a regência do maestro Helder Trefzger, em 1992. Na época, o moço jovem com cabelos grandes encantava o público com o som dos solos de seu violão.

COMOÇÃO 

Após a publicação da reportagem do Gazeta Online, nesta segunda-feira (27), diversos internautas lamentaram por meio de e-mail, comentários nas redes sociais e telefonemas a situação em que Elias se encontra e ofereceram ajuda. Ex-alunos do solista, que atuou por mais de 10 anos como professor na Escola de Música do Espírito Santo (Fames), se mobilizaram em busca de oferecer alternativas para Elias sair das ruas.

“Fiquei muito triste com a situação do Elias. Eu era vocalista da Banda Caramelo quando o Elias estava iniciando na música. Eu e alguns amigos estamos querendo ir até ele para ver o que podemos fazer, por um acaso você sabe onde podemos encontrá-lo? Se souber, por favor nos informe”, disse Alexandre Jorge Anders Medeiros por e-mail.

Elias Belmiro ministrando aula de musicalização para crianças do projeto social Cajun (Caminhando Juntos), em 2005. (Fábio Vicentini | Arquivo GZ)

Este vídeo pode te interessar

A professora de balé Fabiana Ramos, que trabalhou com Elias em um projeto social em Vitória ligou para a redação em busca de informações de como encontrá-lo. Eu trabalhei no Projeto Cajun (Caminhando Juntos) e quando fiquei sabendo entrei em choque. Não acreditamos que aquela pessoas que levava o filho todos os dias para o projeto social estava assim. Ele é um professor muito amado”, disse.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais