> >
Compra de imóveis requer cuidados; entenda

Compra de imóveis requer cuidados; entenda

O advogado Diovano Rosetti aponta que é importante a pessoa física ou jurídica que estiver fazendo a venda, ser a mesma que consta como proprietária no registro imobiliário

Publicado em 29 de setembro de 2018 às 01:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Divulgação)

Para adquirir um imóvel é necessário que alguns pontos sejam observados durante a compra para não cair em um golpe. O advogado especializado em Direito Imobiliário Diovano Rosetti aponta que é importante a pessoa física ou jurídica que estiver fazendo a venda, ser a mesma que consta como proprietária no registro imobiliário.

“Vale o que consta no Registro Imobiliário. Então, o cuidado que a pessoa deve ter ao adquirir qualquer imóvel, é fazer uma busca detalhada perante o registro”, afirma, ressaltando que a certidão atualizada da matrícula do imóvel pode ser retirada no cartório de registro de imóveis. O número da matrícula é suficiente para requerer o documento.

Caso quem vender o imóvel não constar como dono no registro imobiliário, a comprovação da propriedade deve ser feita por meio da apresentação de documentos. “São recibos e até contrato de compra e venda. Mas tem que ter sequência. O verdadeiro proprietário vende para A e este vende pra B e assim por diante”, conta.

Sobre o caso dos moradores desalojados, Rosetti diz que se trata de um contrato de promessa de compra e venda com firma reconhecida em cartório. “Não há registro. Apenas reconhecimento de firma”.

Se atentar à situação fiscal do imóvel, aos antecedentes de quem vende e analisar a veracidade de procurações são outras dicas do advogado. Caso o vendedor queira fazer a venda de forma muito rápida, é bom desconfiar.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais