> >
'El Niño' pode influenciar no clima do ES durante a primavera

"El Niño" pode influenciar no clima do ES durante a primavera

De acordo com o o INMET, as chuvas no Estado devem seguir os padrões normais para a estação

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 14:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Imagem ilustrativa - Ipê amarelo na primavera de Pedra Azul ES. (Oberdam Lacerda de Coura)

A estação mais colorida do ano, a primavera, terá início neste sábado (22) exatamente às 22h53. A informação é do Instituto Nacional de Meterorologia (INMET), que fez um prognóstico climático para este período florido. Para o Espírito Santo, pode-se esperar chuvas em níveis normais para a época do ano.

A primavera, que vai até o dia 21 de dezembro, é caracterizada, como explica o INMET, pelo período de transição entre as estações seca e chuvosa, e há o início de convergência de umidade, que define a qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste, em que o ES está.

"EL NIÑO"

Durante a estação, o INMET afirma que há grande probabilidade do fenômeno El Niño, que muda os padrões de vento e afeta os regimes de chuva em regiões tropicais, acontecer até o final da estação, mas com curta duração.

Já a previsão do Climatempo para a primavera é de que a chuva para o Espírito Santo fique abaixo da média. Em outubro, as frentes frias previstas chegarão pelo mar e não pelo continente, o que desfavorece que as chuvas sejam melhor distribuídas. Em novembro e dezembro, as chuvas terão incidência abaixo da média.

REGIÃO SUDESTE

Para o Sudeste, a previsão para os próximos três meses indica que devem permanecer áreas com chuvas abaixo da faixa normal nesta estação. Mas de modo geral, o modelo climático do INMET indica que as temperaturas devem permanecer acima da média em grande parte da região no mesmo período.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais