> >
Mais 90 adolescentes infratores serão soltos na semana que vem no ES

Mais 90 adolescentes infratores serão soltos na semana que vem no ES

Juiz diz que vai cumprir decisão do STF e liberar mais menores até 21 de setembro

Publicado em 6 de setembro de 2018 às 01:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Responsável busca interno na saída da internação em Complexo de Linhares. (TV Gazeta Norte)

O juiz da 2ª Vara da Infância de Linhares, Carlos Abad, informou que vai cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) dentro dos 30 dias estabelecidos, iniciados no dia 21 de agosto. Na próxima semana, o juiz vai assinar os alvarás de soltura de mais 90 adolescentes infratores que estão internados no complexo Uninorte, em Linhares, no Norte do Estado.

Na manhã de quarta-feira (05), internos saíram do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) de Linhares. Ao todo, pelo menos 261 jovens, que cumprem medida socioeducativa, devem ser liberados até o dia 21 deste mês, segundo uma decisão da 2ª Vara da Infância e Juventude de Linhares.

Em entrevista à TV Gazeta Norte, a avó de um dos internos foi buscá-lo e disse que está muito confiante com a saída do neto. “Estou muito feliz com a saída dele. Eu quero que meu neto mude. Conversei com ele no domingo, está muito feliz. O projeto dele é trabalhar e me disse que está muito consciente”. A avó, assim como outros entrevistados ligados aos menores, não terão a identidade revelada em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

A diretoria do Iases não informou quantos internos foram soltos ontem, mas os alvarás de soltura começaram a ser liberados na terça-feira, quando 61 internos voltaram à liberdade.

A unidade estava trabalhando com 419 internos, o que representa quase três vezes acima da capacidade. A decisão do STF saiu no 21 de agosto e segundo a informação da Justiça, muitos dos jovens soltos estavam próximos de terminar o cumprimento da medida socioeducativa.

AJUDA

 “Vou sair daqui agora e vou ajudar a minha mãe, meu irmão e meu pai”, disse um deles, com o alvará em mãos. A tia de outro interno espera um futuro diferente para ele. “Estou na expectativa de que ele mude de vida e vai dar tudo certo, aliás já deu”, disse.

Este vídeo pode te interessar

Mais 90 adolescentes infratores serão soltos na semana que vem no ES

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais