> >
Secretário da Saúde vira réu por atraso em entrega de remédio no ES

Secretário da Saúde vira réu por atraso em entrega de remédio no ES

A paciente tinha câncer de mama, e acabou falecendo no decorrer do processo, antes de ser indenizada

Publicado em 26 de setembro de 2018 às 22:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ricardo de Oliveira, secretário estadual de saúde. (Edson Chagas | Arquivo)

O secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Ricardo de Oliveira, virou réu em uma ação de improbidade administrativa por descumprir decisões judiciais que determinavam que a pasta fornecesse tratamento médico a uma paciente com câncer. A mulher, que não teve a identidade divulgada no despacho, acabou falecendo no decorrer do processo, antes de ser indenizada.

A decisão é do juiz Aylton Bonomo Junior, da 3ª Vara Federal Cível de Vitória. O magistrado cita três determinações judiciais que não foram cumpridas dentro do prazo estipulado. A primeira delas fala do atraso na entrega de um medicamento usado no tratamento de câncer de mama.

A ação lembra que a Justiça, no dia 27 de abril de 2015, ordenou que o Estado entregasse o remédio após a Farmácia Cidadã negar o fornecimento para a paciente. O prazo dado pela Justiça foi de 48 horas, mas o medicamento só foi concedido mais de 15 dias depois.

O medicamento, "Trastuzumabe", é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das terapias essenciais para combater a doença e é utilizado para tratar metástases, quando o câncer se espalha além do local onde começou. O Trastuzumabe, no entanto, só foi incluído na lista de remédios ofertados pelo SUS para pacientes com câncer metastático em fevereiro de 2018, ou seja, após a determinação judicial.

Bonomo ainda lembra que o Estado demorou mais de sete meses para marcar uma consulta necessária para avaliar se o remédio era eficiente no tratamento oncológico. Em seu despacho, assinado no dia 13 de setembro, Aylton Bonomo Junior também afirma que Ricardo de Oliveira, mesmo intimado, não repassou à Justiça, dentro do prazo definido, as informações sobre a avaliação médica da paciente após a consulta. Segundo Bonomo, o juízo chegou a determinar que até o Governador do Estado, Paulo Hartung, fosse notificado para que o resultado fosse apresentado.

A ação, segundo o juiz, não discute a ausência do tratamento médico, mas, sim, o descumprimento de ordens judiciais, o que atrasou a tramitação do processo.

Aspas de citação

Ora, o simples fato de se recusar a responder as ordens do Poder Judiciário, isso tumultuou o processo judicial e provocou atraso injustificado na tramitação do feito e na prestação jurisdicional, tanto que quando finalmente foi possível a prolação de sentença, a parte-Autora já havia falecido em decorrência da doença que lhe acometia

Aspas de citação

Em outra ação referente ao caso dessa paciente, o secretário já tinha sido condenado em primeira instância a pagar R$ 17 mil em multas e o Estado do Espírito Santo e a União Federal a ressarcirem a família da mulher em mais de R$ 20 mil porque ela, que estava com a saúde debilitada, chegou a comprar a primeira dose do remédio.

Este vídeo pode te interessar

Ricardo de Oliveira foi procurado, por meio da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Por meio de nota, a pasta informou que vai analisar a decisão para se manifestar. À Justiça, a defesa do secretário alegou que o Ministério Público Federal, que apresentou a denúncia, não demonstrou que Ricardo agiu com desonestidade e má-fé.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais