> >
Bandidos usam foto de família para aplicar golpes no ES

Bandidos usam foto de família para aplicar golpes no ES

Foto do casal e do filho foi usada por criminosos para atrair vítimas em sites de compra e venda. Na hora de fechar o negócio, o suposto cliente assaltava o vendedor

Publicado em 27 de outubro de 2018 às 00:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Foto da família que foi usada para o golpe, no Espírito Santo . (Paulo Cordeiro / Tv gazeta)

Um golpe pela internet está tirando o sono de uma família em Vitória. A foto do casal e do filho foi usada por criminosos para atrair vítimas em sites de compra e venda. Na hora de fechar o negócio, ao invés de comprar o produto anunciado, o suposto cliente assaltava o vendedor. Agora, a família está sendo ameaçada pelas vítimas dos assaltantes. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Para o casal Analine e Wesley Carneiro, o uso da foto da família foi para dar mais credibilidade aos criminosos antes do golpe.

"A pessoa coloca lá uma foto de família, marca com a vítima, chega na hora e assalta. Aí minha foto fica lá", disse Wesley.

Os dois contaram que ficaram sabendo do uso indevido da foto depois que começaram a receber as ameaças. Em um áudio recebido em um aplicativo de mensagens, um homem culpa Wesley e diz que já sabe onde a família mora.

"Dizem que têm o endereço da minha casa, o número, tudo. Eu tenho medo de acontecer o pior comigo, quando eu estiver andando com a minha família e atentarem contra mim", falou Wesley.

INVESTIGAÇÃO

O caso foi registrado na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). O delegado Brenno Almeida, responsável pelo caso, disse que já está investigando o caso e explicou que é comum criminosos usarem fotos e dados de outras pessoas para cometer crimes pela internet.

"Os criminosos se utilizam desse artifício de criar um perfil falso, utilizando dados de terceiros que não têm nada a ver e muitas vezes nem sabem o que está acontecendo. Só vão saber quando acontece uma situação igual a dessa família", explicou.

Casal disse que está sendo ameaçado após foto ser usada indevidamente na internet para golpe . (Paulo Cordeiro / Tv gazeta)

O delegado também dá algumas orientações para quem costuma fazer negócios em sites de compra e venda.

Este vídeo pode te interessar

O alerta é maior quando é marcado um encontro para fechar o negócio. "A gente orienta hoje de marcar em frente a uma unidade policial, pois o bandido vai se sentir inibido de cometer um golpe bem em frente a uma unidade da polícia", finalizou o delegado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais