> >
Ele vive de aluguel, mas já construiu 26 casas para carentes no ES

Ele vive de aluguel, mas já construiu 26 casas para carentes no ES

Ele começou o trabalho voluntário há 18 anos para abrigar famílias em risco social. Apesar disso, até hoje não construiu sua própria casa e vive de aluguel em Guarapari

Publicado em 22 de outubro de 2018 às 23:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Senhor de 70 anos que vive de aluguel constrói casas para pessoas carentes. (Carlos Alberto Silva)

Construir casas para quem precisa tornou-se uma missão para o técnico em edificações e funcionário público João Luiz da Silva, 70. Ele começou o trabalho voluntário há 18 anos e, desde então, já foram 26 imóveis erguidos para abrigar famílias em risco social. Apesar disso, até hoje não construiu sua própria casa e vive de aluguel em Guarapari.

João Luiz conta que começou com o projeto no ano 2000, quando fez três casas para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guarapari. “Depois, levei a ideia para o Grupo Espírita Allan Kardec, e lá construímos mais 21 casas”, lembra.

Agora, prepara uma Organização Não Governamental (ONG), a Solidariedade Já!, para que seu projeto ganhe força e possa transformar a vida de mais gente com moradia.

Na última semana, ele entregou mais uma construção. Dona Expedita Felismina da Silva, de 65 anos, vivia em uma casa simples de dois cômodos e que não tinha banheiro. Um amigo de João Luiz, Manoel Sampaio Neto, contou a ele sobre a situação, que o comoveu. Ao ir até o local, entretanto, percebeu que era necessário muito mais. “Quando vi a situação falei que ela precisava de uma casa nova”, diz. Os dois trabalharam juntos até o falecimento de Manoel.

Senhor de 70 anos que vive de aluguel constrói casas para pessoas carentes. (Carlos Alberto Silva)

Dona Expedita, que viveu por 28 anos na pequena construção, mudou-se, mas não para longe. Ela ganhou uma nova moradia, feita no mesmo terreno da antiga. Ela foi erguida pelo grupo de voluntários mobilizados pelo técnico em edificações.

A residência foi construída no período de um ano e meio. Contou com a participação de profissionais de várias áreas que doaram material de construção e colocaram a mão na massa em seus dias de folga.

VÍDEO

HISTÓRIA DE VIDA

A mudança para nova casa fez dona Expedita relembrar os momentos tristes, alegres e incertezas que viveu ao longo dos anos. Ficou viúva cedo e foi no pequeno barraco de tijolos de cimento sem reboco e telhas antigas e desgastadas que criou com muita dificuldade as duas filhas. Trabalhou como faxineira e lavava roupas para fora.

Um dos cômodos com duas camas de solteiro sem guarda roupas e uma televisão de tubo recém doada foi utilizado como quarto, e no outro cômodo o espaço era dividido com um sofá rasgado, fogão, e uma prateleira que guardava os mantimentos.

Com a falta do banheiro o banho era de mangueira do lado de fora. “O banheiro era em lugar nenhum. Fazia as necessidades e enterrava”, disse Expedita.

Hoje, Expedida se mantém com a pensão que recebe de R$ 700. Faz questão de afirmar que mesmo com todas as dificuldades paga em dia as contas de água e de luz. Mas o que a enche mesmo de orgulho é poder mostrar seu novo lar.

Cada espaço foi pensado como se os nós fossemos os moradores. A casa tem o banheiro, dois quartos uma sala bem espaçosa, cozinha e uma área de serviço que construímos seu fogão a lenha”, explicou João Luiz, quer ajudar mais pessoas.

MINIENTREVISTA

A pretensão de João Luiz da Silva é quer criar uma ONG para realizar o sonho de outras famílias.

Quando começou a fazer esse trabalho?

Comecei esse projeto no ano 2000 com a construção de três casas para a associação de catadores de materiais recicláveis de Guarapari. Depois levei esse projeto para o Grupo Espírita Allan Kardec e construímos mais 21 casas.

Quando começou a fazer a casa de dona Expedita?

Há um ano e meio atrás. A casa foi feita nos fins de semana. Quem a conhecia era um amigo, o Manoel Sampaio, que faleceu há uns cinco meses. Ele me falou dessa família. Vimos que o terreno tinha um bom espaço e começamos a construir a casa com a ajuda de voluntários.

O que o senhor espera com a ONG?

É bem complexo ter uma ONG funcionando, mas temos o interesse de ajudar pessoas como a dona Expedita, transformar a realidade de vida dessas pessoas.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais