> >
Implantação de atestado médico digital é aprovada no ES

Implantação de atestado médico digital é aprovada no ES

A Associação Médica do Espírito Santo (Ames) e a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) apontaram que até 30% dos atestados emitidos no país são falsos

Publicado em 31 de outubro de 2018 às 21:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) anunciou nesta quarta-feira (31) a implantação de atestado médico digital no Estado. A aprovação do projeto de lei 213/2018 aconteceu hoje, na Assembleia Legislativa, em Vitória.

O texto, que foi enviado pelo Governo do Estado, explica que o atestado médico digital vai ser instituído nos próximos dois anos, reduzindo a emissão de documentos falsos e trazendo transparência e segurança para trabalhadores, médicos, planos de saúde e empresas.

De acordo com a Findes, as fraudes causam inúmeros prejuízos à economia, como interrupção de produção, queda de produtividade e do faturamento e, consequentemente, perda de competitividade nas empresas.

A federação afirma, ainda, que a aprovação do texto contribui para a melhoria do ambiente de negócios, critério fundamental para atração de novos investimentos, estimulando a geração de empregos e oportunidades para todos os capixabas.

AMES SOBRE ATESTADOS FALSOS

A Associação Médica do Espírito Santo (Ames) e a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) apontaram que até 30% dos atestados emitidos no país são falsos. A ausência de verificação digital dos documentos acaba facilitando a emissão de receituários ilícitos para medicamentos controlados e afeta o erário, possibilitando benefícios fraudulentos junto ao INSS com base em atestados irregulares.

Este vídeo pode te interessar

A decisão da Assembleia coloca o Espírito Santo entre os pioneiros do país na utilização do atestado médico digital, seguindo exemplo de São Paulo. A emissão de documentos por meio de um sistema integrado permitirá a validação dos atestados, mas auxiliará também na identificação das principais causas de afastamento no estado, melhorando a base de dados para futuras ações de saúde e segurança do trabalhador.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais