> >
Obras de túnel em Laranjeiras só começam no ano que vem

Obras de túnel em Laranjeiras só começam no ano que vem

Intervenções na chamada rotatória do "O" incluem diversas mudanças, na Serra

Publicado em 5 de outubro de 2018 às 00:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Imagem do projeto mostra que rotatória terá túnel, ciclovia e estacionamento. (prefeitura da serra/divulgação)

As obras na rotatória do “O”, que fica em Laranjeiras, na Serra, perto do Hospital Dório Silva, estão previstas para começar no primeiro semestre de 2019. O projeto contempla um túnel sob a rotatória, além da construção de uma praça de eventos, um estacionamento público na região, novas calçadas e ciclovias.

Obras de Túnel em Laranjeiras, na Serra, só começam no ano que vem

A intenção de modificar a região já é discutida há anos. Inclusive, no primeiro mandato do atual prefeito da Serra, Audifax Barcelos (2013-2016), já se falava na liberação do recurso para início da obra.

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Mirian Soprani, afirma que apenas o projeto funcional está pronto, ele antecipa o projeto executivo. O segundo começou a ser feito em 2017, tem previsão de ser concluído em dezembro deste ano e o custo de 975 mil.

O projeto está na fase de captação de recursos com o Ministério das Cidade. O valor estimado é de R$ 60 milhões. Ela acredita que até o primeiro semestre o recurso já esteja disponível. “O que a gente tem é um projeto funcional. Com ele, já podemos realizar a captação de recursos. A obra irá melhorar a mobilidade e a fluidez do trânsito em algumas vias.”

PROJETO

A intervenção da rotatória terá formato de “Y”, com três mergulhões, cada um com 150m para chegar à altura das avenidas. A obra começará na Eldes Scherrer de Souza. Esse túnel contará com cinco faixas – duas para transporte coletivo e três para tráfego geral.

Ele contempla duas saídas, fazendo ligação com as avenidas Copacabana e Paulo Pereira Gomes, conectando-se com a ES 010, seguindo para Manguinhos e Jacaraípe. A outra saída seria na Avenida Civit.

Além do túnel, o projeto prevê rede elétrica subterrânea, construção de um estacionamento público com capacidade para 150 carros e uma praça onde poderão ser realizados eventos. Também há previsão de uma pista de skate e de banheiros públicos no local. Tudo isso na parte central da rotatória, que hoje é um terreno vazio e que tem uma área de 4.156 metros quadrados.

Serão construídos, ainda, 3,74 quilômetros de calçadas e 3,42 de ciclovias, que serão interligados ao sistema de cicloviário que já existem no município. O projeto é a primeira etapa para a implantação do corredor exclusivo de ônibus na Serra.

Segundo a secretária, a obra terá influência em outras regiões, já que as avenidas ligadas à rotatória se conectam com as principais vias do município, além de afetar positivamente o trânsito que vem de Laranjeiras e que segue para o Civit. Dali, por exemplo, é possível chegar ao hospital Jayme Santos Neves, a Manguinhos, a Jacaraípe e Nova Almeida.

“A obra vai melhorar o transporte público, agilizando a ligação entre os terminais de Laranjeiras e Jacaraípe. Além de desafogar o trânsito na região, por onde chegam a circular 4 mil veículos por hora”, diz.

ENTENDA

Rotatória do "O"

Mudanças

O projeto contempla um túnel sobre a rotatória, além da construção de uma praça de eventos, um estacionamento público na região, novas calçadas e ciclovias.

Fases

Projeto

O projeto funcional está pronto. O segundo projeto tem previsão de ser concluído em dezembro deste ano.

obra

A previsão é que o recurso esteja disponível no primeiro semestre para início das obras. O executivo está tentando captar recurso junto ao Ministério das Cidades.

O valor estimado é de R$ 60 milhões.

Promessa

Primeiro mandato

Este vídeo pode te interessar

A intenção de modificar a região é discutida há anos. No primeiro mandato do prefeito da Serra Audifax Barcelos (2013-2016) já se falava na liberação do recurso.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais