> >
Áudios sobre sequestros de crianças deixam pais em pânico no ES

Áudios sobre sequestros de crianças deixam pais em pânico no ES

Nesta segunda-feira, boato sobre sequestro em creche de Vila Velha motivou até protesto; Guarda Escolar reforçou que trata-se de boato

Publicado em 1 de outubro de 2018 às 22:07

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Reprodução)

Após a Polícia Civil dar início à investigação de casos de supostos sequestros de crianças em uma escola localizada na Grande São Pedro, em Vitória, os pais estão em estado de alerta. A informação fez com que boatos viralizassem no Facebook e Whatsapp, tomando uma grande proporção nas redes sociais. Nesta segunda-feira (1), uma internauta compartilhou o alerta de que um carro preto teria raptado duas crianças de uma creche, no bairro Santa Rita, localizada em Vila Velha. É importante alertar, no entanto, que até o momento tudo não passa de boato, de acordo com as autoridades policiais. 

"Geeente! Minha sogra trabalha na creche em Santa Rita. Ela ligou agora falando que um carro preto roubou duas crianças lá na saída da creche, no asfalto, indo pra casa. Os país estão em prantos! Cuidado com as crianças, gente!", dizia a publicação.

A informação alarmou diversos pais no município e cerca de cinquenta moradores realizaram um protesto na tarde desta segunda-feira (1), no Trevo de Capuaba, segundo a Guarda Municipal. Eles reivindicaram mais segurança nas escolas dos bairros Santa Rita e de Zumbi dos Palmares.

Na tarde desta segunda-feira (1), a reportagem do Gazeta Online acionou a Polícia Militar para verificar a veracidade da informação. Em nota, eles informaram que não houve registro deste tipo de caso em Vila Velha.

A coordenadora da Guarda Escolar da Prefeitura de Vila Velha, Elizangela Fraga de Oliveira, desmentiu o boato sobre a creche em Vila Velha. "Eu recebi um primeiro boato na sexta e, quando foi hoje, a coisa começou a viralizar. Isso são boatos que acabam viralizando, mas não há nenhum caso concreto", disse. 

A Polícia Civil reforça que, havendo alguma ocorrência criminal, que é necessário que o caso seja formalizado para que tenha investigação. "A polícia pede que as vítimas desse tipo de caso registrem a ocorrência em qualquer delegacia, munidas de todo material que comprove o crime e que auxilie a polícia no trabalho de investigação", dizia a nota.

REFORÇO NA SEGURANÇA

A coordenadora afirmou que a Guarda Escolar intensificou as visitas nas unidades educacionais do município após a viralização do boato. "A segurança está sendo a prioridade agora. Hoje (segunda) a guarda visitou seis escolas na região. A gente já está reforçando desde sexta quando começou a surgir o boato".

Os boatos estão causando pânico aos alunos. Segundo a Elizangela, a coordenação de uma escola em São Torquato chegou a ligar para a guarda devido à grande repercussão. "Uma equipe estava na porta, fazendo a saída, e uma das alunas voltou correndo porque viu um carro preto", contou.

ORIENTAÇÃO

A Guarda Municipal escolar orienta para que os pais tenham calma e qualquer situação de emergência deve ser comunicada à Central da Guarda Municipal pelo telefone da (27) 3219-9929 ou no 190 do Ciodes. "A gente entra em contato com o Ciodes todos os dias para ver se tem algo e não há nenhum registro", finalizou a coordenadora.

ÁUDIOS NO WHATSAPP

O Whatsapp é uma ótima ferramenta de comunicação, mas pode ser uma 'bomba' para o compartilhamento de informações falsas. Desde a divulgação das notícias envolvendo o suposto sequestro de crianças na Grande Vitória, muitos áudios de internautas circulam em grupos.

Aspas de citação

Uma mãe estava desesperada porque passou um carro aqui em Santa Rita, tomou a criança do colo do pai e rasgou ele todo na faca

Trecho de um áudio do Whatsapp
Aspas de citação

Em Cariacica, também circularam áudios sobre supostas tentativas de sequestro nos bairro Prolar, Porto Belo e Porto de Santana. "Agorinha, na parte da noite, pegaram uma criança lá no Prolar e outra lá em Porto Belo. Eles estão atacando para o lado de Cariacica também", diziam no áudio.

INVESTIGAÇÕES EM VITÓRIA

Denúncias de tentativas de sequestro de crianças na região da Grande São Pedro estão sendo investigadas pela Polícia Civil. Na última sexta-feira (28), os moradores da região também fecharam a Rodovia Serafim Derenzi, na altura do bairro Resistência, para reivindicar segurança. 

Os moradores relatam, entre repasse de informações e burburinhos, que um homem em um carro de cor preta e vidros com película estaria abordando crianças para tentar levá-las.

Ao Gazeta Online, na última sexta-feira (1), o delegado Fábio Pedroto, titular do Distrito Policial de Santo Antônio — onde os casos estão sendo investigados — disse que a Polícia Civil recebeu três denúncias e já deu início às apurações.

“Até agora, três ocorrências foram registradas de tentativas de abordagem à crianças em via pública. Estamos apurando cada uma delas. A equipe da nossa delegacia já está fazendo levantamentos de images e de testemunhas para buscar identificar possíveis locais e rotas que estes veículos estariam passando. Há semelhanças entre os relatos, mas também há diferenças”, explicou o delegado.

oletins de ocorrências, existem pontos diferentes em relação às circunstâncias de cada tentativa.

Aspas de citação

As pessoas podem ficar tranquilas porque a Polícia Civil está apurando os fatos. Não se deixem levar por informações de redes sociais que geram pânico”

Delegado Fábio Pedroto
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais