> >
Após chuva e vento, escuna que faz passeios turísticos está afundando

Após chuva e vento, escuna que faz passeios turísticos está afundando

De acordo com o piloto da embarcação, a escuna está parada há quatro anos. O flutuante de acesso ao barco também está danificado

Publicado em 13 de novembro de 2018 às 14:30

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Uma escuna com capacidade para 60 pessoas está parcialmente naufragada por conta da chuva, próximo ao Pier de Iemanjá, na Praia de Camburi, em Vitória. (Eduardo Dias)

Uma escuna que tem capacidade para 60 pessoas e está ancorada próximo ao Pier de Iemanjá, na Praia de Camburi, em Vitória, está afundando. Sem realizar passeios, a embarcação está parada há quatro anos, como informa o piloto Samuel Goulart. O flutuante de acesso ao barco também está afundando.

A cena é visível para quem passa pela Praia de Camburi. Parte da escuna está naufragada, ou adernada, termo náutico para este tipo de situação. De acordo com Samuel, a situação aconteceu por conta das chuvas que ocorreram em Vitória, somadas aos ventos fortes. O teto do barco acabou cedendo e a água acabou invadindo o convés, afundando parcialmente a embarcação.

O flutuante, que dá acesso à escuna, está parcialmente afundado desde a semana passada e a situação também piorou por causa das chuvas e ventos. Segundo o piloto, o proprietário e ele estão em busca de uma solução para o problema.

Outra escuna, ancorada no mesmo flutuante que a da parcialmente afundada, tem capacidade para até 80 pessoas. Esta não está afundando, mas apresenta problemas. Samuel explica que esta embarcação está parada desde fevereiro e deve ser levada até um estaleiro para os que os reparos sejam feitos.

Após chuva e vento, escuna que faz passeios turísticos está afundando

MARINHA

Em nota, a Marinha do Brasil informou que a embarcação é de propriedade privada, uma vistoria foi feita  e o proprietário notificado.

"A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informa que a embarcação em questão é de propriedade privada, atualmente inscrita na Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES).

Militares da Capitania estiveram no local e realizaram uma vistoria na embarcação, notificando o proprietário para reflutuá-la, de forma a não comprometer a segurança da navegação e não causar poluição hídrica e/ou danos ao meio ambiente.

A CPES informa, ainda, que esta embarcação encontra-se impedida de trafegar em virtude de suas condições estruturais e de seu Certificado de Segurança da Navegação estar vencido".

Este vídeo pode te interessar

Com informações de Eduardo Dias

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais