> >
PDM de Vila Velha libera construção de novas casas no Morro do Moreno

PDM de Vila Velha libera construção de novas casas no Morro do Moreno

Ocupação, no entanto, deve seguir regras e ser sustentável

Publicado em 28 de novembro de 2018 às 02:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Morro do Moreno: ocupação era alvo de discussão havia vários anos e será regulamentada. (Carlos Alberto Silva)

A revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Velha vai permitir obras no Morro do Moreno. A ocupação da região e a construção de casas é alvo, há anos, de questionamentos nas esferas administrativa e judiciária. E o novo PDM deverá regularizar a situação de moradores e proprietários de terrenos, segundo o relator do projeto na Câmara, vereador Heliosandro Mattos.

“Do jeito que estava, muitas pessoas não tinham a propriedade reconhecida. Mas a ocupação deverá ser sustentável, obedecendo ao Código Florestal, para não agredir o que restou do meio ambiente”, explica Mattos.

novas casas são liberadas no Morro do Moreno e município pode ganhar polo tecnológico

O presidente da Associação de Moradores do Morro do Moreno (Ammor), Carlos Salles, esclarece que uma das razões para o conflito é que havia um loteamento legalizado na região, onde alguns puderam construir e depois, com a mudança nas regras, vizinhos de terreno e com o mesmo padrão de obra não receberam a autorização. “São mais de 10 anos nesta agonia. As pessoas pagando imposto, mas sem poder construir”, diz.

A possibilidade de construção vem com a aprovação do PDM que, depois de 14 meses do início dos debates para sua revisão, deverá ser publicado pela prefeitura, até na quarta-feira (28), no Diário Oficial.

PRAZO

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Antônio Marcus Machado, a administração recebeu o prazo de 48 horas para se manifestar, contado a partir de desta terça-feira (27), após a Câmara Municipal apreciar os vetos da prefeitura sobre emendas parlamentares. Assim, Vila Velha passará a contar ainda nesta semana com a nova legislação, que estabelece regras para o uso, ocupação e desenvolvimento da cidade.

Para Antônio Marcus, a decisão da Câmara sobre o Morro do Moreno vai de encontro a um estudo ambiental que foi contratado pela prefeitura para definir o que pode ou não ser construído na região, conforme as características do local, sem degradação.

“O que foi feito pela Câmara já poderia construir, inclusive em cima de costão rochoso. Atualmente tem obra interditada pela Justiça, e que poderá ser retomada. Tínhamos colocado no PDM o Morro do Moreno em uma zona especial até que o estudo fosse concluído para que tivéssemos clareza sobre o local onde pode haver construção”, justifica Machado.

O secretário disse que, se o prefeito não publicar o PDM, a Câmara vai promulgar e que só haverá mudanças se a administração recorrer à Justiça, mas a decisão ainda não foi tomada.

PLANO DIRETOR MUNICIPAL

Votação

Vetos

A Câmara de Vila Velha apreciou, na segunda, vetos que a prefeitura havia feito a emendas parlamentares no PDM.

Rejeição

Os vereadores rejeitaram 34 vetos do prefeito Max Filho. O relator do projeto na Câmara, Heliosandro Mattos, afirma que parte dos vetos referia-se a propostas de iniciativa popular, e os parlamentares entenderam que deveriam ser mantidas.

Publicação

A prefeitura tem prazo até quarta-feira (28) para publicar o novo PDM, mantendo emendas que a administração não queria porque o veto foi rejeitado pela Câmara. Ou, do contrário, o próprio Legislativo promulga a lei. Alteração na proposta só se a prefeitura for à Justiça.

Convento da Penha

Um dos artigos da lei vetados diz respeito à vista do Convento da Penha. A prefeitura havia criado uma zona de proteção no sítio histórico da Prainha, em vez de ter cones visuais (algumas vias). A Câmara considerou que os cones eram mais efetivos na proteção; a prefeitura vetou e os vereadores rejeitaram.

Sombreamento

Este vídeo pode te interessar

Um dispositivo para evitar o sombreamento de prédios na orla não estava previsto no projeto da prefeitura, que esperava definição judicial sobre o assunto para criar lei específica. A Câmara, porém, estabeleceu regras sobre o tema.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais