> >
Praias liberadas para banho em Vitória, Vila Velha e Guarapari

Praias liberadas para banho em Vitória, Vila Velha e Guarapari

Com as altas temperaturas na Grande Vitória, as praias voltaram a ficar cheias

Publicado em 30 de novembro de 2018 às 02:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Banhistas se divertem no mar da Praia da Costa. (Fernando Madeira)

Com as altas temperaturas na Grande Vitória, as praias voltaram a ficar cheias. O bom é que 36 dos 49 pontos de Vitória, Vila Velha e Guarapari estão liberados para um agradável banho de mar, de acordo com as prefeituras.

Em Vitória, toda a orla da Praia de Camburi (com exceção do Canal de Camburi, 50 metros após o primeiro píer) está liberada para banho, assim como a Curva da Jurema, e as ilhas do Frade e do Boi.

“As praias mais frequentadas estão próprias para banho. A população pode entrar na água tranquila. Os locais que estão impróprios são historicamente conhecidos”, afirmou o secretário Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Luiz Emanuel Zouain.

O secretário afirma que há cinco pontos impróprios e quatro interditados para banho na Capital. Ele explica que isso ocorre principalmente devido ao esgoto jogado no mar.

“Quando a água está imprópria é um alerta porque pode haver coliformes fecais, mas os resultados constantemente variam por vários fatores, como, por exemplo a chuva. O mais sério é em relação à interdição que geralmente ocorre por causa da grande quantidade de esgoto jogado nesses pontos. Exigimos que o órgão responsável resolva isso e faça a rede coletora em todo o município”, afirma.

Em Vila Velha dos 12 pontos de praias analisados, quatro estão impróprios para banho: Praia de Itaparica II, Praia da Barrinha, Praia do Ribeiro e Prainha.

Já em Guarapari todos os pontos estão próprios para banho. A Prefeitura do município informou, por meio de nota, que a coleta do material foi realizada no dia 14.

“O resultado é fruto de várias ações de sensibilização da sociedade acerca do lançamento clandestino de esgotamento sanitário e seus respectivos impactos ao meio ambiente e a saúde humana”, disse a nota.

CESAN

Para o diretor operacional da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Luiz Cláudio Rodrigues, os pontos que estão interditados para banho na Capital devem melhorar a longo prazo quando a rede de esgoto for universalizada em toda a Grande Vitória. Ele acrescenta que a Cesan tem feito sua parte para que isso ocorra com a implantação de parcerias público-privadas na Serra, em Vila Velha e em Cariacica, esta última prevista para 2019.

Na Capital, há conversas com a prefeitura para universalizar a rede. “Na Praia de Camburi já houve uma melhoria significativa devido a rede coletora na região continental que está praticamente universalizada. No município há 90% de rede, mas isso não adianta se as pessoas não se ligarem.”

CALOR

Se depender do calor, vai dar para aproveitar a praia ao menos pela manhã. Apesar da previsão de pancadas de chuva durante a tarde e a noite em Vitória, Vila Velha, Guarapari e na Serra, deve haver sol pela manhã e as altas temperaturas irão continuar, segundo o Climatempo, podendo chegar a 34ºC.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais