> >
Vila Velha pode ganhar polo tecnológico

Vila Velha pode ganhar polo tecnológico

Área particular poderá ser cedida para a implantação de parque tecnológico

Publicado em 28 de novembro de 2018 às 02:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Terreno da Fazenda Camping, às margens da Rodovia do Sol, em Vila Velha. (Fernando Madeira)

Diferentemente do impasse na Capital entre a prefeitura e dono de terreno, Vila Velha poderá ter uma área particular cedida para a implantação de parque tecnológico. O espaço é da Fazenda Camping, às margens da Rodovia do Sol, região para a qual foi criado um núcleo de desenvolvimento no novo Plano Diretor Municipal (PDM).

O núcleo é um conceito criado pela administração, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano Antônio Marcus Machado, com a perspectiva de implantar zoneamentos em algumas áreas do município, a fim de atrair investidores e desenvolver o entorno.

Diretor do Sindicato das Empresas de Informática no Espírito Santo (Sindinfo), Emílio Barbosa disse que a entidade vê com bons olhos a destinação da área em Vila Velha em região que, na sua avaliação, é para onde o município vai crescer nos próximos anos.

“É uma área estratégica, com boa localização. E, agora, o que a gente espera é que a prefeitura complemente essa medida com ações de incentivo para a instalação de empresas na região. Assim como Vitória está trabalhando numa lei municipal para inovação, Vila Velha também vai precisar. Mas o primeiro passo foi dado”, aponta.

Questionado sobre a possibilidade de o parque tecnológico deixar Vitória (região de Goiabeiras) por Vila Velha, Barbosa disse que um projeto não inviabiliza o outro.

“O setor de tecnologia não tem como único alvo Vitória. Quando busca o desenvolvimento do segmento, é no Estado inteiro. A oportunidade que Vila Velha criou para a gente não elimina a possibilidade de investimento em outro local. Outros Estados fazem isso. Os projetos não são excludentes; na verdade, até se complementam”, afirma o diretor do Sindinfo.

PARQUE

Além do núcleo de desenvolvimento para o parque tecnológico, o secretário Antônio Marcus disse que foram definidos zoneamentos em outras regiões, como no parque do Jacarenema, para atividades ligadas ao meio ambiente; em Alvorada, para empreendimentos imobiliários, prestadores de serviços de logística, economia criativa e comércio exterior; e nas imediações da BR 101, também para logística, mas a fim de absorver centros de distribuição e galpões para armazenamento.

“Os núcleos são uma forma de zoneamento, cujos índices e condições são mais atraentes para determinadas atividades econômicas. Assim, pretendemos promover o desenvolvimento do município de forma mais disciplinada, o que ajuda a atrair investimentos”, sinaliza o secretário de Desenvolvimento Urbano Antônio Marcus Machado.

 

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais