> >
Carros roubados recebiam placa clonada por quadrilha no Espírito Santo

Carros roubados recebiam placa clonada por quadrilha no Espírito Santo

Grupo colocava placas e documentos com dados verdadeiros nos veículos para revendê-los

Publicado em 12 de dezembro de 2018 às 11:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Durante a operação, mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela polícia em Guarapari, Vila Velha e Vitória. Placas foram apreendidas . (Glacieri Carrareto)

Uma operação da Polícia Civil apreendeu material para adulteração de carros roubados e fechou três fábricas de placas, na manhã de ontem, em Vila Velha. O comércio e o material fazem parte de um esquema criminoso para colocar placas e documentos verdadeiros em carros roubados e, assim, revendê-los no mercado.

Segundo o delegado Ricardo Toledo, da Divisão de Furtos e Roubos de Veículos, a associação criminosa que realiza o esquema vem sendo investigada há 10 meses, mas há dois anos cometem esse tipo de crime. As investigações começaram depois que a polícia passou a perceber semelhanças nos carros adulterados que eram apreendidos pela DFRV, cerca de 50 por mês na Grande Vitória.

“O criminoso pratica o roubo e, na sequência, ele conta com a ajuda de despachantes e de fabricantes de placas, que possuem acesso ao sistema de informações sobre veículos do Detran, para buscar dados de um carro regular e similar ao roubado para usá-los no veículo”, disse o delegado. Durante a operação de ontem, três fábricas de placas foram fechadas, sendo que uma delas já tinha a permissão de funcionamento suspensa pelo Detran por apresentar irregularidades. Ao todo, 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela polícia em Guarapari, Vila Velha e Vitória.

Carros roubados recebiam placa clonada por quadrilha no Espírito Santo

Quatro despachantes e um casal dono da fábrica de placas vão ser indiciados por associação criminosa, falsificação de documentos público e particular e adulteração de veículo. “Nossa legislação é branda para crimes que praticados sem violência, por isso não cabe prisão. Mas esse esquema estimula outros tipos de crime, como o latrocínio”, observou o delegado.

Ricardo Toledo explicou que a adulteração de cada veículo chegava a custar cerca de R$ 500. Os veículos roubados, mas que possuíam placas de carros legalizados, eram revendidos quase sempre com preços abaixo do valor de mercado. “Quem compra esse tipo de veículo pode vir a ser autuado pelo crime de receptação”.

Este vídeo pode te interessar

Durante a operação, mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela polícia em Guarapari, Vila Velha e Vitória. Placas foram apreendidas . (Reprodução/TV Gazeta)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais