> >
Espírito Santo tem caso de vítima de abusos sexuais de João de Deus

Espírito Santo tem caso de vítima de abusos sexuais de João de Deus

Ministério Público de Goiás divulgou lista de Estados de onde foram registradas denúncias, incluindo o Espírito Santo

Publicado em 11 de dezembro de 2018 às 23:21

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
João de Deus. (Reprodução/Instagram)

Espírito Santo tem pelo menos um caso de vítima de abusos sexuais cometidos pelo médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus. As informações são do Ministério Público de Goiás (MP-GO), que está recebendo denúncias de todo o país e também de mulheres de fora do Brasil. Entretanto, o órgão não divulgou quantos casos há no Estado.

Nos últimos dias, surgiram centenas de depoimentos de mulheres que acusam o médium de abusos sexuais enquanto ele estava sozinho com elas. Os casos teriam acontecido dentro da Casa de Dom Inácio de Loyola, centro espiritual em Abadiânia, Goiás. As denúncias foram reveladas no programa “Conversa com Bial” da TV Globo, e também pelo jornal "O Globo".

Diante disso, o Ministério Público de Goiás criou uma força-tarefa para apurar as acusações de abuso sexual feitas contra João de Deus, da qual participam cinco promotores e duas psicólogas. A equipe realizou, até as 17h desta terça-feira (11), 206 atendimentos a mulheres que se apresentaram como vítimas de João de Deus.

Entre elas, duas residem no exterior, uma dos Estados Unidos, outra da Suíça e o formato de seus depoimentos ainda será definido. Já as outras se identificaram como sendo do Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. 

“Todas as possíveis vítimas estão sendo orientadas a procurarem o Ministério Público de seu Estado, que ficará responsável pela coleta de depoimentos. Em seguida, essas provas serão enviadas para força-tarefa do MP-GO, que conta com cinco promotores de Justiça e duas psicólogas”, informou em nota o Ministério Público goiano.

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto, encaminhou, na tarde desta terça-feira (11), um ofício-circular aos procuradores-gerais de Justiça dos MPs Estaduais e do Distrito Federal solicitando que sejam designadas unidades de atendimento para colheita de depoimentos de possíveis vítimas do médium  João de Deus.

Conforme destacado no documento, a solicitação considera a gravidade dos fatos relatados em matérias jornalísticas que apontam supostos crimes contra a dignidade sexual praticados na comarca de Abadiânia. Assim, a intenção é que as possíveis vítimas sejam atendidas nos seus locais de residência.

CONTATO

A maioria das possíveis vítimas fizeram contato (156 do total de 206, até o momento) por meio do canal criado exclusivamente para essa finalidade, o e-mail [email protected].

Elas podem procurar o MP-GO pelo e-mail, pelos telefones 62 3243-8051 e 8052 ou presencialmente. No Espírito Santo, possíveis vítimas devem denunciar por meio do telefone 127, e-mail [email protected] ou presencialmente no Núcleo de Enfrentamento às Violências Domésticas de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid).

CASA

Apesar de não vir ao Espírito Santo há pelo menos cinco anos, o médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, mantém uma casa no bairro Porto de Cariacica, em Cariacica. É nesse local que milhares de pessoas já foram atendidas por ele, que costumava vir duas a três vezes por ano ao Estado.

Este vídeo pode te interessar

A reportagem apurou que a casa foi doada ao médium há cerca de 20 anos e está em nome dele. Segundo quem conviveu com ele, João não vem mais ao lugar porque diz estar doente. Lá há uma peça de roupa do médium.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais