> >
Federação Espírita do ES se pronuncia sobre acusações contra João de Deus

Federação Espírita do ES se pronuncia sobre acusações contra João de Deus

Médium famoso no Brasil e no exterior por realizar, desde 1976, atendimentos e "cirurgias espirituais", é acusado por mulheres de abuso sexual

Publicado em 10 de dezembro de 2018 às 16:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Médium João de Deus é acusado de abuso sexual. (Reprodução/Instagram)

Depois que 13 mulheres relataram ao jornal O Globo e ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, terem sido abusadas sexualmente pelo médium João Teixeira de Faria, 76, conhecido como João de Deus, a Federação Espírita do Espírito Santo divulgou nota nesta segunda-feira (10), em que afirma reprovar "a realização de atividades, particularmente as mediúnicas, isoladas ou de caráter individual". 

João de Deus mantém a Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, no interior de Goiás e desde junho de 2018 já era investigado pelo Ministério Público de Goiás. Mulheres que relataram os abusos ao jornal O Globo, no entanto, afirmam que tinham medo de represálias e só fizeram as denúncias após saber que mais mulheres haviam passado pela situação.

"Considerando as notícias recentes sobre denúncias contra conhecido médium brasileiro, a Federação Espírita do Estado do Espírito Santo esclarece, ao lado da Federação Espírita Brasileira em pronunciamento já publicado, que o Espiritismo, codificado por Allan Kardec, orienta a atenção material e espiritual aos que lhe buscam a assistência fundada na Ética Evangélica, que sentencia: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei." Conquanto respeite compreensão contrária, desaprova a realização de atividades, particularmente as mediúnicas, isoladas ou de caráter individual. Os que as realizam estão distantes da orientação espírita e não detêm qualquer vínculo com o Movimento Espírita Federativo", diz a nota da Federação Espírita do Espírito Santo.

Os abusos teriam acontecido em Abaldiânia, onde o médium atendia. Não há informações sobre registros em outras cidades.

João de Deus é um dos médiuns mais famosos do País e realiza, desde 1976, atendimentos e "cirurgias espirituais" na casa Dom Inácio Loyola, na pequena cidade de Abadiânia, em Goiás a 115 quilômetros de Brasília. Políticos, celebridades e muitos estrangeiros se interessam pelo trabalho do médium.

Este vídeo pode te interessar

Federação Espírita do ES se pronuncia sobre acusações contra João de Deus

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais