> >
Hospital Infantil de Vitória: acordo judicial vai garantir ampliação

Hospital Infantil de Vitória: acordo judicial vai garantir ampliação

Até o fim do ano, novos leitos oncológicos devem ser providenciados na unidade, além de outros investimentos

Publicado em 13 de dezembro de 2018 às 23:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O Hospital Infantil de Vitória . (Marcelo Prest)

Um acordo judicial firmado entre o Governo do Espírito Santo e o Ministério Público estadual nesta terça-feira (11) vai garantir a criação de leitos e investimentos no Hospital Infantil de Vitória já até o fim deste ano. Por meio do acordo, a Secretaria de Estado da Saúde terá que providenciar uma nova enfermaria oncológica com 26 leitos, ambulatório oncológico com no mínimo oito leitos, e aumento de 19 leitos dia.

No prazo de 12 meses, a lavanderia e o Centro de Referência de Imunos Especiais (Crie), devem ser instalados na área que pertence ao Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, que será integrada ao Hospital Infantil.

O Governo do Estado se comprometeu, ainda, a, no prazo de 18 a 36 meses, providenciar ampliações do setor oncológico do Hospital Infantil, no bairro Santa Lúcia, para garantir o funcionamento do Ambulatório de Especialidades, com no mínimo 20 novos leitos e uma sala de endoscopia; e do Centro de Referência em Fibrose Cística, com no mínimo três consultórios.

SESA

No acordo judicial, também está previsto que, em três anos, o Estado dará início às obras de ampliação do pronto socorro Drª Milena Gottardi, entregue em 2017. Acionada pelo Gazeta Online, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que as obras de melhoria e ampliação do atendimento pediátrico começaram no final de 2016.

Conforme anunciado à época, as obras para a transferência do setor de oncologia de Santa Lúcia para Bento Ferreira começaram em 2016. A previsão é de que sejam concluídas até o final deste ano. A sala de quimioterapia da Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), terá 14 leitos de hospital. A que funciona hoje, conta com 10 leitos.

Com essas mudanças, serão realizadas melhorias e ampliação na unidade em Santa Lúcia. Serão abertos 14 novos leitos de UTI pediátrica, totalizando 20 leitos; 12 leitos semi-intensivos; uma unidade de pneumologia, com mais cinco leitos, totalizando 17 leitos e uma sala de endoscopia pediátrica, além da abertura de consultórios e salas de pequenos procedimentos para aqueles pacientes que não precisam de internação.

E, com a transferência dos 19 leitos de enfermaria do setor de oncologia para a área do Hospital da Polícia Militar, no espaço, serão abertos 19 leitos clínicos de pediatria.

Este vídeo pode te interessar

Hospital Infantil de Vitória, acordo judicial vai garantir ampliação

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais