Notícia

Terceira Ponte será fechada por duas horas neste domingo

A ação está prevista para começar às 7h com término às 9h; serão simuladas situações de emergência de alto grau

Terceira Ponte será interditada nos dois sentidos neste domingo (09)
Terceira Ponte será interditada nos dois sentidos neste domingo (09)
Foto: Vitor Jubini

A Terceira Ponte ficará interditada nos dois sentidos por aproximadamente duas horas para uma simulação de casos de emergência neste domingo (09). A ação está prevista para começar às 7h com término às 9h e contará com a presença da Agência de Regulação de Servições Públicos do Espírito Santo (Arsp), Ministério Público, Rodosol, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e as Guardas Municipais de Vitória e Vila Velha.

No dia, serão simuladas situações de alto grau - ocasiões flagradas pelas câmeras de segurança como ocorrências graves, previstas no plano de contingência da ponte. Após identificado, os órgãos específicos serão acionados para atendimento e resgate de vítimas e o processo de esvaziamento do local é iniciado.

Posteriormente, os portões instalados ao longo da ponte serão abertos para o retorno dos motoristas e a Praça do Pedágio, em Vitória, acesos à Terceira Ponte em Vila Velha e desvios de trânsito para as vias alternativas são fechados.

PLANO FALHOU

Em setembro, o plano de contingências para as situações de emergência e crise, que existe desde 2016, falhou. Mas as ações estabelecidas no documento, que determina que a ponte seja esvaziada, não foram postas em prática e usuários ficaram retidos na ponte e nos acessos por mais de oito horas.

Leia também

O abandono dos usuários que trafegavam pela ponte naquele dia está sendo, inclusive, alvo de uma investigação aberta pelo Ministério Público do Estado (MPES), que aponta que, embora fosse importante salvar uma vida que estava em risco e que motivou a interdição total da ponte, não foram adotadas medidas para garantir a segurança, a saúde e a proteção das demais pessoas, que tiveram o direito de se locomover temporariamente impedido.

VIAS INTERDITADAS

Os veículos que estiverem sobre a Terceira Ponte antes do horário da interdição serão orientados pelo Batalhão de Trânsito a prosseguir com a viagem. No momento que o Corpo de Bombeiros determinar o fechamento, eles terão que retornar pelos portões do vão central e esvaziar o local. Veja as vias que serão interditadas nos municípios de Vitória e Vila Velha:

Vitória

- Entrada da Rua Duckla de Aguiar (em frente ao posto de gasolina Monza);

- Semáforo no acesso à Rua Duckla de Aguiar, para quem circula pela Av. Gezar sentido Centro;

- Cruzamento das Av. Des. Santos Neves e Nossa Sra Da Penha (sentido praça do Cauê);

- Entrada da Praça do Cauê pela Av Des. Santos Neves (loja da Vivo);

- Rua Clóvis Machado sentido 3° ponte (altura do TRE, deixando livre o acesso à Rua João Batista Parra na Praia do Suá);

- Rua Almirante Soldo X Rua Eurico de Aguiar (proibindo seguir para a Pça do Cauê).  

Vila Velha

- Terceira Ponte (altura da Rua Sergipe);

- Rua Ceará  na altura do posto Moby Dick e também na altura do cruzamento com a Romeno Botelho;

- Rua Inácio Fliglno;

- Rua Maranhão (altura da Estação de Bombeamento);

- Av. Antônio Ataíde (Altura da Igreja Universal);

- Av. Carioca (Cruzamento com a Av. António Ataíde).