> >
Governo do ES quer relatório sobre barragens de MG na bacia do rio Doce

Governo do ES quer relatório sobre barragens de MG na bacia do rio Doce

Equipe de Casagrande vai se reunir nesta segunda-feira para discutir sobre a fiscalização de áreas em risco que podem afetar o Espírito Santo

Publicado em 28 de janeiro de 2019 às 02:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fabrício Machado, secretário estadual de Meio Ambiente. (Raphael Marques)

O governador Renato Casagrande (PSB) vai reunir parte de sua equipe, na manhã desta segunda-feira (28), para tratar sobre a fiscalização de barragens. O encontro também servirá para discutir a elaboração de plano de contingências para o próximo período de chuvas.

A administração estadual vai buscar relatórios sobre a situação de barragens de rejeitos de minério, localizadas na bacia do rio Doce, junto ao governo de Minas Gerais, onde houve as tragédias de Mariana e Brumadinho.

A informação é do secretário estadual de Meio Ambiente, Fabrício Machado (PV). "A reunião servirá para demonstrar à sociedade capixaba que estamos atentos e que vamos cobrar respostas", afirmou.

O desastre mais recente não traz prejuízo ambiental ao Espírito Santo. No entanto, o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015, fez com a lama de rejeitos alcançasse o Rio Doce, que corta o Espírito Santo, e chegasse ao mar. 

BARRAGENS NO ESTADO

Com relação às barragens de água que existem no Espírito Santo, o chefe da pasta de Meio Ambiente disse que recebeu relatório da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e o documento mostra que as fiscalizações têm sido contínuas. "Mas nesta semana nos reuniremos para analisar ações deste ano a respeito do tema", comentou.

Este vídeo pode te interessar

O Espírito Santo, de acordo com a informação mais recente da Agência Nacional de Mineração (ANM), tem uma barragem de rejeitos de minério. Fica em Anchieta, é considera de pequeno porte e classificada como de "baixo risco".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais