> >
Mais de 140 caranguejos são soltos após cata irregular no ES

Mais de 140 caranguejos são soltos após cata irregular no ES

A captura, armazenamento, transporte e comercialização do crustáceo são proibidos durante o período de reprodução

Publicado em 28 de janeiro de 2019 às 23:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Caranguejos são apreendidos pela fiscalização ambiental durante período de andada em Conceição da Barra. (Divulgação | Prefeitura de Conceição da Barra)

Cerca de 12 dúzias de caranguejo-uçá foram apreendidos pela fiscalização ambiental neste domingo (27) em Guaxindiba, em Conceição da Barra, na região Noroeste do Espírito Santo. O crustáceo está no período da andada - reprodução - e a captura, o armazenamento, o transporte e a comercialização são proibidos.

Durante a abordagem, fiscais localizaram um suspeito carregando dois sacos em uma bicicleta. Após revista, foi constatado que dentro deles haviam os caranguejos. O indivíduo foi autuado em flagrante e os animais soltos no manguezal.

VEJA FOTOS

VULNERABILIDADE DA ESPÉCIE

André Luiz Campos Tebaldi, secretário municipal de Meio Ambiente, explicou que, durante a andada, os animais ficam mais vulneráveis à captura porque saem das tocas para se reproduzir e explica a importância de respeitar esse período. 

"É muito importante para perpetuação da espécie o respeito aos períodos reprodutivos, pois é nessa época que ocorre a reposição do estoque desse recurso pesqueiro tão apreciado pela culinária capixaba", disse.

PERÍODOS DE ANDADA EM 2019

- 23 a 30 de janeiro de 2019

- 21 a 28 de fevereiro de 2019

- 23 a 30 de março de 2019

Este vídeo pode te interessar

- 21 a 28 de abril de 2019

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais